Ministrada pela professora doutora em Ciências Médicas Rejane Lira, docente na Universidade Federal da Bahia (UFBA), a atividade integra uma série de palestras sobre divulgação científica.
Conhecido como o pai da Helmintologia brasileira e um dos fundadores da Escola Tropicalista Bahiana (1865), o trabalho do cientista Otto Edward Heinrich Wucherer , sua contribuição para a História Natural e para a pesquisa sobre ofidismo no Brasil será tema de palestra realizada pela Academia de Ciências da Bahia, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do estado da Bahia. O evento acontece no auditório do Instituto de Biologia da UFBA, no próximo dia 17 de agosto, às 9 da manhã. A entrada é gratuita e as inscrições serão feitas no local.
Otto Wucherer é autor das primeiras pesquisas que relacionaram a zoologia, a clínica e a terapêutica dos acidentes por cobra no Brasil. Entre os anos de 1860 e 1871, coletou, identificou e descreveu novas espécies da fauna brasileira, com destaque para as serpentes. O cientista foi o primeiro a descrever sistematicamente as características das serpentes e algumas de suas decorrências patológicas, além de imprimir reflexão sobre a eficácia dos tratamentos existentes à época.
Serviço
Palestra “A Contribuição de Otto Wucherer para a História Natural e para a Pesquisa sobre Ofidismo no Brasil”
Data: 17 de agosto de 2012, às 9h
Local: Rua Barão de Geremoabo, 147 – Campus de Ondina, Salvador – Bahia
Informações
http://www.fapesb.ba.gov.br/?event=all
Telefones: (71) 3283-6590/6512
ibio@ufba.br
Obrigada, Lorena! Fizemos a correção!
Att,
Agência Ciência e Cultura