Newsletter
Ciência e Cultura - Agência de notícias da Bahia
RSS Facebook Twitter Flickr
Atualizado em 7 DE novembro DE 2012 ás 03:22

É preciso compatibilizar sistema econômico com limites dos ecossistemas

Durante a atividade, foi lançado o livro “Muito Além da Economia Verde”, de autoria do professor de economia e coordenador do Núcleo de Economia Socioambiental da USP, Ricardo Abromovay.

POR NÁDIA CONCEIÇÃO*
nadconceicao@gmail.com

Teve início, na noite desta quarta-feira (7/11), na Faculdade Dois de Julho, em Salvador, a oitava edição da Conferência e do Prêmio Jaime Wright 2012 de promotores da paz e dos Direitos Humanos. A iniciativa tem como objetivo criar um fórum de debates, envolvendo pessoas comprometidas em construir uma sociedade fundamentada na solidariedade e na paz. Durante a atividade, foi lançado o livro “Muito Além da Economia Verde”, de autoria do professor de economia e coordenador do Núcleo de Economia Socioambiental da USP, Ricardo Abromovay.

A conferência, que foi aberta com a apresentação cultural da Orquestra Neojiba, levantou uma questão que está constantemente em pauta: como garantir o desenvolvimento social sem causar danos ambientais?

+JAIME WRIGHT

“Poder de consumo é grande causador do impacto ambiental”

Segundo Abromovay existem avanços no mundo e, sobretudo, na sociedade brasileira, quando o tema é a sustentabilidade. Entretanto, acredita que o grande desafio a ser enfrentado deve envolver cidadãos, governos, empresas e nações. “É necessário compatibilizar o tamanho do sistema econômico com os limites dos ecossistemas, caso contrário, a vida social vai se tornar impossível”, alerta. O professor defendeu, ainda, uma mudança ampla no comportamento das pessoas. “O bem estar humano não será alcançado se as pessoas estiverem apenas preocupadas em fazer o que querem, quando querem e apenas cumprindo a lei, isso não vai funcionar, é preciso mais que isso”.

O professor da USP, Ricardo Abromovay, participou da Conferência Jaime Wright 2012, com o tema Direitos Humanos e Sustentabilidade. Foto: Divulgação

O conceito de sustentabilidade implica no equilíbrio entre a preservação ambiental e a garantia dos direitos básicos dos cidadãos – como saúde, saneamento básico e transporte público de qualidade. A mesma política que descongestiona as ruas, também é importante ambientalmente, pois diminui a emissão de gases poluentes – o que Abromovay classifica como “ampliação das liberdades substantivas”.

Participaram dos debates a coordenadora do curso de Direito da F2J, Kamila Abreu; o presidente do Instituto Ecodesenvolvimento, Isaac Edington e o coordenador do Grupo Ambientalista da Bahia – GAMBÁ, Renato Cunha.

A Conferência continua na próxima quinta-feira (8/11), com a palestra do professor e coordenador Geral do TECLIM-UFBA, Asher Kiperstok.

Confira aqui mais informações sobre o evento e a programação completa.

O Prêmio

O “Prêmio Jaime Wright de Promotores da Paz e dos Direitos Humanos” visa reconhecer e homenagear pessoas e entidades que mereçam destaque por suas atividades, tendo contribuído significativamente para a sociedade brasileira na promoção e defesa da Paz e dos Direitos Humanos. A premiação será celebrada em solenidade pública, durante o encerramento da Conferência.

Jaime Wright

O reverendo Jaime Wright foi um pastor da Igreja Presbiteriana Unida que ganhou notabilidade durante a ditadura militar em sua passagem pelo Nordeste e Sul do país. Foi co-promotor do grupo Clamor, que atuava na luta pelos Direitos Humanos, e um dos líderes do Projeto Brasil: Nunca mais, ao lado do cardeal D. Paulo Evaristo Arns. Ele também foi um dos fundadores da CESE – Coordenadoria Ecumênica de Serviço, outra entidade que atua no campo dos direitos humanos, parceira da Fundação 2 de Julho na Conferência Jaime Wright de Promotores da Paz e dos Direitos Humanos.

*Nádia Conceição é jornalista, estudante de produção cultural da UFBA e bolsista da Agência Ciência e Cultura.

Um comentário a É preciso compatibilizar sistema econômico com limites dos ecossistemas

  1. Adriano C. silva disse:

    Ótima matéria com Jeito mais fácil de se entender, além que é um assunto importante e gostoso de aprender.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *