Newsletter
Ciência e Cultura - Agência de notícias da Bahia
RSS Facebook Twitter Flickr
Atualizado em 12 de julho

Professores da FACOM discutem reforma pedagógica dos cursos da faculdade

Segundo estudantes, as grades curriculares de produção cultural e jornalismo são defasadas e fora da nova realidade do mercado

VICTÓRIA LIBÓRIO*
victorialiboriosimoes@gmail.com

Uma demanda antiga reivindicada por estudantes e professores da Faculdade de Comunicação, a reforma nas grades curriculares dos cursos de Jornalismo e Produção em Comunicação e Cultura está sendo preparada. Para debater o assunto, será realizado o seminário Reforma Curricular dos Cursos de Produção Cultural e Jornalismo, nesta sexta-feira (12/07), às 11 horas, no auditório da FACOM.

A reforma curricular dos cursos tem sido um ponto prioritário para a melhor formação dos graduandos da Faculdade de Comunicação. “Os novos projetos pedagógicos irão rever o perfil do egresso, a definição e os objetivos dos cursos implementados”, detalha o coordenador do colegiado, Sadao Nakagawa.

Esse se torna um momento importante de atualização de ambas as grades curriculares, já que permite repensar todas as competências sob o eixo de novas tendências da academia e do mercado, e revisita os perfis profissionais e suas demandas formativas. “Além disso, iremos repensar os seus eixos temáticos e as respectivas disciplinas, as normas de funcionamento dos cursos, os pré-requisitos, a carga horária dos cursos e das disciplinas, as novas disciplinas optativas, a inclusão das disciplinas de ACCS, o regulamento das atividades complementares e dos estágios não obrigatórios e, no caso do jornalismo, as normas para o estágio obrigatório”, detalha.

Uma comissão para cada curso foi formada no colegiado de graduação, com a responsabilidade de propor a reforma pedagógica. As comissões criadas no âmbito do Colegiado da Graduação para estudar e encaminhar as respectivas reformas curriculares têm à frente os professores Suzana Barbosa (Jornalismo) e Leonardo Costa (Produção em Comunicação e Cultura).
No caso de Jornalismo, a comissão está atualmente formada pelos seguintes professores Marcos Palacios, Rodrigo Rossoni, Lia Seixas e Malu Fontes. Professora Suzana ainda está à frente da comissão, mas é provável que a partir de agosto seja outro professor a coordená-la.

As propostas serão apresentadas no seminário, cuja participação dos estudantes é de suma importância para discutir e contribuir a partir das pautas e demandas do corpo discente. “Como se trata de uma grande reforma, a presença do corpo discente nessa discussão é de extrema importância, pois precisamos contar com a sua participação, avaliação, experiência e capacidade de propor novas questões para melhorar o desempenho dos curso já implementados”, finaliza o professor.

* Estudante de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da Facom/UFBA. Estagiária da Agência de Notícias Ciência e Cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *