Mostra ficará em duas tendas no Salvador Shopping entre os dias 19 e 25 de outubro
Victória Libório
Equipamentos científicos nas áreas de astronomia, eletromagnetismo, robótica, fluídos, óptica, matemática, mecânica, acústica e termologia e novidades na área de tecnologia estão disponíveis para o público na 10ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que aconte entre os dias 19 e 27 de outubro, no estacionamento L1 do Salvador Shopping, promovido pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI).
Com o tema “Ciência, Saúde e Esporte”, o visitante se envolve na exposição por meio de atividades de entretenimento que promove o contato com a ciência e a inovação. A novidade deste ano é o robozinho NAO, humanóide, que construído a base de sensores de movimento, fala e faz o reconhecimento facial. O robô pode ser usado para ensino, pesquisa e desenvolvimento e ajuda no tratamento de idosos e crianças com autismo. Através de capacetes de VR (realidade virtual), os participantes conhecem o Sistema Solar em imagens 3D e vídeos de 360 graus.
Além disso, a exposição conta com a mostra de produções de alunos do Colégio Portinari e Colégio Anchieta, fruto do Clube de Investigação Científica, composta pela Casa Ecológica Autossustentável, Medidor de Poluição Sonora, o Robô Dançarino (Rei Julian) e uma partida de futebol disputada por robôs autônomos. A SNCT também distribui kits didáticos sobre energia eólica, solar e células de combustível e biocombustível.
Durante a Semana, o mascote do evento, Robozão da Bahia, de 2,6 metros de altura, dança, canta e interage com o público circula pelo Salvador Shopping. O humanóide convida o o público para conhecer a exposição, mostrando os experimentos e curiosidades da mostra. Um espaço foi preparado para o público realizar experimentos científicos, a exemplo da Mostra de Cheiros e Sabores. Com a ajuda de tablets dispostos em uma bancada com inaladores, os visitantes tentarão identificar os aromas através de um aplicativo interativo.
Também são disponibilizados vídeos educativos e jogos interativos que aumentam a compreensão dos visitantes sobre os elementos da tabela periódica. A ação será realizada pela Braskem em parceria com o Museu de Ciência e Tecnologia UNICA – Universo da Criança e do Adolescente.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi instituída em 2004, por decreto presidencial, para mobilizar jovens e crianças em torno de temas de ciência e tecnologia. “Nossa intenção é despertar no público o interesse pela ciência, tão importante para promovermos a criatividade, a atitude científica e a inovação na Bahia. Por isso, trazemos equipamentos que despertam a curiosidade e apresentam temas importantes através de atividades lúdicas”, afirmou Paulo Câmera, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação.
*Estudante de Comunicação – habilitação em Jornalismo e estagiária da Agência de Notícias em C&T