Saúde, ambiente e trabalho é tema de livro publicado pela Edufba.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - PPGSAT*
Alunos, professores e orientadores do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho (PPgSAT), da Faculdade de Medicina da Bahia/UFBA, são autores do livro “Tópicos em saúde, ambiente e trabalho: um olhar ampliado” a ser lançado nesta quarta-feira (11/06), na Faculdade de Medicina da Bahia, no Terreiro de Jesus. Publicado pela Editora da UFBA- Edufba e organizado pelas professoras Rita Fernandes, Mônica Angelim e Tânia Araújo, o livro tem 18 capítulos distribuídos nas seções: Estudos sobre o trabalho, Estudos ambientais, e Novos desafios do campo da saúde, ambiente e trabalho: temas emergentes e abordagens metodológicas.
“O livro traz contribuições dos três campos de saberes com o propósito de explorar as suas aproximações teóricas e práticas. Este é um desafio que se coloca na atualidade. É com base nesse desafio que o livro foi desenvolvido, também no intuído de explicitar essas aproximações”, afirmam as organizadoras. na abertura do livro. O lançamento acontece no Auditório Alfredo Brito, da Faculdade de Medicina da Bahia, no Terreiro de Jesus, às 14h30 e será aberto com um painel sobre Saúde, Ambiente e Trabalho com os professores Guilherme Werneck e Fernando Carvalho.
O livro é apresentado pelo professor Sérgio Koifman, destacado pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz, falecido recentemente. Para Koifman, “a multiplicidade de objetos de análise abordados nesta publicação, a qual inclui as atividades econômicas do desenvolvimento e outras que retratam a histórica exploração das camadas empobrecidas da população, revela as disparidades retratadas nas condições de saúde dos trabalhadores na Bahia. (…) Em seu conjunto, os trabalhos agrupados são reveladores do descompasso ainda vivido no Brasil, caracterizado por um lado pela potencial pujança do desenvolvimento econômico em curso no país e, por outro lado, pelas precárias condições de saúde e bem-estar de seus trabalhadores. Neste sentido, a presente publicação representa uma rica documentação pioneira no Brasil, e instrumento importante para todos os pesquisadores neste campo com interesse sobre seus reflexos nas condições de saúde dos principais atores e pessoas direta ou potencialmente afetadas neste processo, os trabalhadores nela envolvidos e seus familiares.”
Sobre as organizadoras do livro:
Mônica, Rita e Tânia fizeram mestrado em Saúde Comunitária na UFBA, as primeiras oriundas da Residência em Medicina Social, área de concentração em Saúde Ocupacional, na UFBA, e Tânia, da graduação em Psicologia, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, têm em comum a atividade de ensino no PPgSAT/UFBA. Como acadêmicas e profissionais, elas tiveram trajetórias parecidas quer seja participando da construção da Saúde do Trabalhador no Sistema Único de Saúde, que seja no assessoramento do movimento sindical dos ramos petroquímico, Água e Esgoto, e dos professores.
Na Academia, todas elas concluíram doutorado em Saúde Pública, também na UFBA, cada uma explorando diferentes experiências de estágio no exterior, durante o doutorado ou no pós-doutorado.Mônica tem se dedicado principalmente à atenção à saúde e vigilância, dor crônica, e reabilitação e prevenção da incapacidade prolongada. Rita tem pesquisado vigilância de ambientes de trabalho, distúrbios musculoesqueléticos (LER/Dort e lombalgias), ergonomia e acidentes de trabalho. Tânia dedica-se à Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Mental e Trabalho, principalmente nas temáticas do estresse ocupacional, condições de trabalho e trabalho docente.
*Maiza Andrade, jornalista e mestre em Saúde, Ambiente e Trabalho/PPGSAT.