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Atualizado em 1 DE setembro DE 2014 ás 17:01

Sessões do X ENECULT debatem análise do discurso

Palestrantes evidenciaram a importância do meio de comunicação onde a informação foi veiculada para uma compreensão das mensagens

MATHEUS VIANNA*
matheus.vianna95@gmail.com

Na semana passada, no campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia, as sessões III e IV de Culturas e Mídias do X Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Enecult) apresentaram diversos trabalhos e pesquisas produzidas na Bahia e também em outros estados. Na primeira sessão de trabalho foram apresentados quatro artigos, que inclusive se complementaram em relação aos seus temas de pesquisa.

As duas primeiras apresentações foram direcionadas para análises do discurso. A apresentação da mestra Clarissa Viana, com a presença do professor da UFBA e orientador Giovandro Ferreira, tratou da análise visual e textual das capas dos jornais Massa! e A Tarde, que apesar de serem do mesmo grupo empresarial, os dois veículos constroem discursos bem distintos em suas capas. De acordo com o estudo, a principal causa dessa diferença é o segmento do público que cada jornal quer alcançar, sendo o Massa! mais direcionado à população de classes menos favorecidas, contendo em seus textos gírias e outras marcas textuais opostas as apresentadas nas chamadas de capa do jornal A Tarde.

Já a apresentação da estudante Denise Barbosa da Faculdade de Comunicação da UFBA, juntamente com sua professora orientadora Annamaria Palácios, falou sobre as análises feitas sobre o discurso humorístico nas propagandas com idosos aqui no Brasil e no exterior também. Os outros dois trabalhos também falaram sobre análise do discurso, sendo que a apresentação da professora Daniela Ribeiro, da Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana, tratou mais do discurso jornalístico nas novas mídias e a apresentação da doutoranda Juliana Radek, do programa de Pós-Graduação em Geografia da UFBA, mostrou uma análise da violência contra mulher em propagandas, principalmente do mundo da moda.

Foto: Janine Almeida (CULT - UFBA)

Na segunda sessão de trabalho foram apresentadas mais quatro pesquisas, que trouxeram trabalhos em diferentes áreas culturais como música, poesia e turismo. A primeira apresentação, feita pela professora Patrícia Lima da UFBA, tratou sobre como são construídas as identidades culturais nas propagandas turísticas brasileiras. A pesquisadora discutiu o histórico das representações do país nos anúncios turísticos e como essas propagandas estão sendo feitas atualmente. A fala seguinte foi do mestrando Cristiano Oliveira, da Universidade Federal de Pernambuco, que pesquisa o cenário e as dinâmicas culturais das músicas produzidas nas áreas periféricas das grandes cidades, como o tecnobrega de Belém do Pará e o arrocha de Salvador. Cristiano comentou sobre a participação e a importância dos novos meio digitais, como gravadores portáteis e programas de edição disponíveis na internet, na produção dessas cenas musicais.

A terceira apresentação dessa sessão de trabalho ficou por conta do mestrando Leonardo Onofre, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. O trabalho exposto foi uma pesquisa de campo e nas redes sociais sobre o cenário cultural das cidades da região da Baixada Fluminense no Rio de Janeiro. A tentativa é de traçar um histórico até os dias de hoje sobre os movimentos e manifestações culturais da região, estudo que não existe ainda sobre o local.

A última fala foi do estudante Ederlindo dos Santos, do Instituto de Letras da UFBA, com o apoio de sua professora-coordenadora Sayonara Amaral. A pesquisa de Ederlindo foi focada no Movimento Poetrix, onde os três autores e criadores do movimento passaram a utilizar a rede social Facebook para publicar poemas, que sigam seu formato obrigatório, de quaisquer pessoas interessadas, além de criar concursos e competições entre os membros do grupo na rede. O trabalho ainda traçou um histórico do movimento, como começou e como chegou a esse grande número de participantes que tem hoje em dia.

As apresentações evidenciaram que todos os textos escritos ou visuais, precisam de uma leitura mais apurada, entendendo principalmente em que meio aquela informação está sendo veiculada ou produzida. Portanto, aqueles trabalhos não foram colocados na sessão de Culturas e Mídias sem uma justificativa. Ambas as apresentações tiveram bom número de participantes, contando com uma variedade de estudantes e professores que estudam as relações múltiplas entre cultura e mídia.

*Graduando em Jornalismo na Universidade Federal da Bahia e bolsista da Agência de Notícias Ciência e Cultura da UFBA

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