Newsletter
Ciência e Cultura - Agência de notícias da Bahia
RSS Facebook Twitter Flickr
Atualizado em 26 DE maio DE 2015 ás 23:01

EURAXESS Science Slam abre concurso

A seleção premiará pesquisadores com divulgação mais original e criativa

*LAÍS MATOS
lais.matos.rosario@gmail.com

Será lançado, nesta quarta-feira (27/05), o Concurso em Comunicação Científica organizado pela EURAXESS Science Slam. Além de contribuir internacionalmente para a popularização da ciência, o evento pretende estimular a criatividade dos pesquisadores, que devem apresentar suas pesquisas de forma criativa ou inusitada para membros da comunidade científica e do grande público. O lançamento acontece durante workshop sobre comunicação científica na Universidade São Paulo (USP).

As candidaturas serão recebidas até 15 de setembro e estão abertas a pesquisadores ativos no Brasil e de todos os campos de pesquisa. O vencedor ganhará uma viagem à Europa com oportunidade de visitar o instituto de pesquisa da sua escolha e ainda conhecer oficiais da Comissão Europeia em Bruxelas. Não há restrição de temas, assim como não há restrição de estilo. “Damos carta branca aos pesquisadores.Tudo é permitido”, afirma a representante da Euraxess, Charlotte Grawitz.

De acordo com Charlotte Grawitz, esta terceira edição contará com duas novidades: a inclusão de pesquisadores do mestrado e a mudança na forma de se candidatar. “Os candidatos de mestrando, doutorando, pós-doutorando, docentes, pesquisadores poderão enviar um vídeo simples de até 3 minutos mostrando e explicando como eles apresentariam ao vivo ou então apresentar pelo Skype, em entrevista, com mesma duração, com os representantes da EURAXESS Links Brazil”.

Os 5 melhores candidatos pre-selecionados competirão ao vivo durante a final do concurso que acontecerá na Casa da Ciência, no Rio de Janeiro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).  Os temas são muito variados, relata Charlotte. “Recebemos tantas candidaturas de ciências duras quanto de humanas. Curiosamente, tivemos poucas inscrições de pesquisadores em comunicação e artes. Talvez isso mude em 2015.”

Charlotte Grawitz se reuniu com José Roberto Severino (Agência de Notícias) e com Olival Freire (Pró-Reitor de Ensino de Pós Graduação) para divulgar o evento

A representante ressalta ainda a importância de incentivar os pesquisadores a divulgar seus trabalhos. “Os pesquisadores tem muito a ganhar ao trocar ideias com colegas de outras áreas do conhecimento que tragam outras abordagens dos mesmos problemas. O esforço necessário para falar da sua pesquisa de maneira simples e clara é excelente para organizar o pensamento”, comenta. Além disso, Charlotte explica que, no seu dia a dia, os pesquisadores têm que convencer um grande leque de interlocutores sobre a importância do seu trabalho. “Sejam eles agentes de recursos humanos, agências de financiamento, seus alunos, quando eles são professores, e até suas famílias”.

De acordo com Charlotte, até hoje, os métodos de ensino não deixam muito espaço para a criatividade, o que faz com que os pesquisadores se sintam um pouco perdidos diante da total liberdade oferecida pelo concurso. “Muitos pesquisadores acham que não tem tempo para isso, mas esquecem que além de divertido, o exercício é muito formador e construtivo. Outra razão é a excelente oportunidade para concorrer a uma viagem à Europa. Lá, o vencedor visitará o instituto de pesquisa da sua escolha. Isso é uma porta aberta para discutir com europeus sobre futuras colaborações e, quem sabe, negociar um financiamento para o próximo passo da carreira dele.”, reforça.

EURAXESS – Researchers in Motion é uma iniciativa da Comissão Europeia que promove o desenvolvimento das carreiras e a mobilidade de pesquisadores, com 40 países europeus e representação em seis regiões ao redor do mundo (Associação de Nações do Sudeste -ASEAN Asiático, Brasil, China, Índia, Japão e América do Norte). No Brasil, a rede tem dois representantes nacionais desde maio de 2013. O EURAXESS procura fortalecer a colaboração científica entre a Europa e o resto do mundo por meio do Espaço Europeu de Pesquisa, facilitando o acesso de pesquisadores brasileiros aos recursos da instituição.

Outra iniciativa interessante para os estudantes e pesquisadores em clima e desenvolvimento sustentável é  o concurso de vídeo “Minha pesquisa sobre clima e desenvolvimento sustentávell em 180 segundos”. Organizada pela EURAXESS em parceria com a embaixada da França no Brasil, tem candidaturas abertas até 15 de julho de 2015.

O vídeo abaixo mostra algumas apresentações criativas. Veja o que você tem a ganhar!

Histórico Europeu

A Europa tem uma grande tradição de popularização da ciência. A própria Comissão Europeia organiza anualmente uma manifestação chamada “Noite europeia dos pesquisadores“, que será realizada no dia 25 de setembro, em centenas de cidades europeias.

Segundo Charlotte, a ciência tem que ser entendida pela sociedade geral para que os contribuintes entendam melhor e suportem o fato que muito dinheiro é investido na pesquisa. O orçamento dedicado à pesquisa e inovação pela Comissão europeia para o período 2014-2020 é o único a ter aumentado. Os europeus só puderam aceitar isso uma vez que eles entenderam que os pesquisadores trabalham duro para encontrar soluções aos desafios da sociedade, tais como envelhecimento das populações, degradação do meio ambiente, segurança e outros temas de interesse social. Para isso, os pesquisadores têm que comunicar-se com o maior número possível de pessoas.

*Science Slam – Um science slam é uma apresentação na qual cientistas expõem sua pesquisa para uma audiência leiga no assunto de forma descontraída.

*Graduanda no curso de Comunicação Jornalismo na Universidade Federal da Bahia e bolsista da Agência de Notícias em Ciência e Cultura da UFBA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *