Evento no Museu de Arte da Bahia discute educação, ativismo e soberania digital.
Manoela Santos
Na quinta-feira (dia 18), aconteceu no Museu de Arte da Bahia parte da programação do III seminário internacional Conexão escola mundo com o tema “Educação, ativismo e soberania digital”. O seminário integra-se às ações de pesquisa, ensino e extensão dos grupos de Educação, Comunicação e Tecnologias – GEC (PPGE e MPED/FACED/UFBA) e Mídia-Educação e Comunicação Educacional – COMUNIC (PPGE/CED/COMUNIC/UFSC).
A cerimônia foi marcada pelo lançamento de livros impressos e e-books, dentre eles as obras “Conexão Escola-Mundo: Espaços inovadores para a formação cidadã” e “Conexão Escola-Mundo: uma rede em processo”. O professor Nelson Pretto é um dos autores das obras e coordenador do projeto Conexão Escola-Mundo, os livros trazem os resultados das pesquisas realizadas através de um trabalho colaborativo multi e interdisciplinar de ação e reflexão com as escolas. “Uma escola é diferente de outra e os processos precisam possibilitar que o aluno e o professor, sejam efetivamente autores da sua formação e não simplesmente atores que seguem o script que vai sendo feito fora”, afirma o pesquisador.
Ocorreu uma falha de energia durante o evento, mas não atrapalhou a continuidade da celebração, que contou com a discotecagem da DJ Ana Dumas (Carrinho Brau).