Pesquisador argentino discutiu sobre o destino do jornalismo impresso no mundo e o advento das publicações digitais
Por Dayanne Pereira
dayannepsm@gmail.com
As atividades do II Colóquio Discurso e Mídia começaram na quarta-feira (17) com a conferência do professor Oscar Traversa e a presença do pró-reitor de ensino da pós-graduação, Robert Evan Verhine, que representou a reitora da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Dora Leal Rosa.
A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom/Ufba), Maria Carmem Jacob; o presidente do Centro Internacional de Semiótica e Comunicação (Ciseco), Antônio Fausto Neto e o coordenador da Faculdade de Comunicação da Ufba (Facom), professor Giovandro Ferreira, também mediaram a mesa de abertura.
Integrante da coordenação do II Colóquio, Giovandro Ferreira abriu o evento falando da importância da associação entre discurso e mídia e da internacionalização do PósCom.
O professor Robert Verhine comentou sobre o decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff sobre o plano de expansão da Rede Federal de Educação Superior Profissional e Tecnológica, na última terça-feira (16). Ele falou também sobre o aumento da oferta de bolsas para a graduação e doutorado sanduíche, além de parabenizar todos os envolvidos no evento.
O presidente do Ciseco, professor Antônio Fausto Neto, enfatizou a possibilidade da interface entre o programa de pós-graduação e a comunidade científica, que coloca em prática as atividades entre os pesquisadores.
A coordenadora do PósCom, professora Maria Carmem Jacob, destacou a importância da reflexão sobre o tema discurso e mídia e lembrou de outras atividades que ainda serão realizadas como o Ciseco no dia 19 de agosto, após o encerramento do II Colóquio e o Seminário Internacional Análise de Telejornalismo: desafios teórico-metodológicos, que será realizado de 23 a 26 de agosto, ambos na Facom.
Conferência – O prof. Dr. Oscar Traversa descreveu o processo de pesquisa das capas de revistas para construir uma tipologia de capas atuais e históricas. Destacou também que as capas constituem uma zona independente da imprensa e tem certa autonomia na produção de sentido, mas para produzir sentidos precisa partir de certos contextos imediatos, por isso ele definiu durante a pesquisa características singulares quanto à produção de sentido, separando os componentes das capas impressas em escritural, icônico e organizacional. Após essa etapa de pesquisa, observou com surpresa uma indagação pessoal – “Qual será o destino do papel, será o mundo do jornalismo ou a inserção no meio digital?”
Outro aspecto importante abordado pelo conferencista foi o conflito entre o impresso e o digital, que se potencializam quando no mundo da universidade uma revista acadêmica passa da versão impressa para a digital.
Traversa destaca que o problema principal são os recursos financeiros, as revistas digitais são mais baratas do que as impressas que além de caras têm “vida” curta, por causa da dificuldade de circulação. O pesquisador enfatiza que, “se pode desenhar a web como um espaço de articulação incessante e que incluí várias dimensões”.
Currículo - Oscar Traversa é professor da Facultad de Filosofía y Letras (Universidad de Buenos Aires) e diretor da Área de Crítica de Arte do Instituto Universitario Nacional del Arte. Tem experiência na investigação sobre as relações das práticas estéticas com os meios de comunicação de massa, em especial os meios gráficos. Na atualidade, dirige pesquisas sobre o emprego das TICs na formação universitária e os novos modos discursivos da WEB. Foi membro fundador, em 1973, da revista Lenguajes e hoje é editor da revista de crítica e teoria da arte Figuraciones.
Progamação - O II Colóquio Discurso e Mídia é promovido pela (Facom/Ufba), por meio do PósCom/Ufba e do Centro de Estudos e Pesquisa em Análise do Discurso e Mídia (Cepad). A coordenação é do professor Dr. Giovandro Ferreira e a vice-coordenação da professora Dra. Annamaria Jatobá.
As atividades do II Colóquio continuam no dia 18 de agosto, às 9h, com a mesa-redonda: “Semiótica e Comunicação: construção de percursos e discursos” – com Annamaria Jatobá (mediadora), Sérgio Porto, Pedro Russi, Antonio Fausto Neto e Eliseo Verón.
No dia 19 de agosto, às 9h, será realizada a mesa-redonda: “Novos Produtos e Linguagens Midiáticas: desafios teórico-metodológicos” – Giovandro Ferreira (mediador), Jean Mouchon, Eduardo Camilo, Victor Quelcar e José Enrique Finol.
Também nos dias 18 e 19 de agosto, às 14h30, acontecem as atividades dos GTs e no dia 19 de agosto, às 19h tem o encerramento do Colóquio e abertura do Ciseco, realizado até o dia 21 e a participação de Eliseo Verón, que será também na Facom com o tema: “Mídia e política: velhas questões, novos desafios”.
______________________
Desafios e histórias de 200 anos de Mídia na Bahia