Matéria de Fernanda Aragão mostrou em dois minutos a utilização da energia solar na iluminação da Igreja da Trindade, no bairro do Comércio, em Salvador
Da Redação
agencia@cienciaecultura.net
A estudante Fernanda Maria Baraúna de Freitas Aragão, do 6º semestre do curso de Comunicação Social/Jornalismo da Faculdade de Comunicação da Ufba, ficou em terceiro lugar no 7º Concurso Universitário de Jornalismo CNN 2011, que teve como tema, “Energia Renovável”.
Estudantes de jornalismo de todo o país enviaram videorreportagens, de até dois minutos, mostrando bons exemplos da utilização de formas de energia que não poluem o meio ambiente. “Consciência e Economia: comunidade da Trindade decide usar energia solar”, foi o título da reportagem produzida e executada por Fernanda Aragão sob orientação da Prof ª Drª Simone Terezinha Bortoliero.
A matéria mostrou a utilização da energia solar na iluminação da Igreja da Trindade, no bairro do Comércio, em Salvador, onde vivem cerca de 50 pessoas, a maioria delas ex-moradoras de rua. O projeto e a implantação do sistema – que também gera a energia elétrica utilizada no bombeamento da água de um poço artesiano – foram realizados em parceria com o Laboratório de Energia e Gás da Ufba, que tem como coordenador o Prof. Dr. Ednildo Torres.
O estudante Carlos Gianonni, que cursa o 8º semestre de Jornalismo no Instituto Superior de Ciências Aplicadas em Limeira, São Paulo, ganhou o primeiro lugar com a videorreportagem Pedal Sustentável. Ele ganhou uma viagem para Atlanta (EUA) para conhecer os estúdios do canal de notícias norte americano CNN. Na segunda colocação ficou a aluna da Faculdade Assis Gurgacz (FAG) Marcele Antonio, de Cascavel, Paraná, com a videorreportagem “Condomínio de Agroenergia”.
O evento de premiação aconteceu no dia 17 de agosto no Restaurante “Bar des Arts” em São Paulo-SP.
Assista a reportagem de Fernanda Aragão
_____________________
Seminário sobre Telejornalismo na Facom recebe palestra de Evelyne Cohen