Coordenador do projeto "Circuitos Arqueológicos da Chapada", professor da Ufba e PhD pelo Instituto de Arqueologia da Universidade de Coimbra, Carlos Etchevarne, profere palestra na sexta edição do projeto "Conversando sobre Patrimônio"
Por Marília Moura*
marideologia@gmail.com
O patrimônio arqueológico da Chapada Diamantina é a temática da sexta edição do Projeto Conversando sobre Patrimônio, que acontece amanhã (14), às 14h, no auditório do Conselho Estadual de Cultura. O evento pretende incentivar a discussão em torno da necessidade de promover o desenvolvimento local através do patrimônio cultural e arqueológico.
Nesta edição, o debate público aborda o projeto Circuitos Arqueológicos da Chapada, iniciativa que é resultado de uma parceria entre o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) e o departamento de Antropologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O projeto visa estimular o desenvolvimento sustentável de municípios da Chapada, por meio dos patrimônios culturais da região e da mobilização de agentes e municípios para a valorização dos bens arqueológicos, naturais, paisagísticos e arquitetônicos.
Participarão do debate, que integra as comemorações dos 45 anos de fundação do Ipac, os conselheiros de cultura, professores e pesquisadores. O professor da Ufba e PhD pelo Instituto de Arqueologia da Universidade de Coimbra, Carlos Etchevarne, que coordenou o trabalho de pesquisa e mapeamento dos Circuitos, é um dos palestrantes do evento, que também conta com a presença da coordenadora de Educação Patrimonial do Ipac, Ednalva Queiroz. A moderação da mesa será realizada pela coordenadora de Articulação e Difusão do Ipac, Carolina Passos.
Segundo o coordenador de Projetos Especiais do Ipac, Igor Souza, o Conversando sobre Patrimônio tem como objetivo “compartilhar o conhecimento científico produzido pelo Ipac/Ufba com técnicos e especialistas para aprimorar as ações de políticas públicas em benefício dos patrimônios da região”. Desde 2008, uma equipe multidisciplinar registra sítios rupestres em municípios da Chapada Diamantina e utiliza a educação patrimonial a fim de formar grupos e circuitos de turismo arqueológico e cultural.
Serviço
Projeto Conversando sobre Patrimônio
Onde: Auditório do Conselho Estadual de Cultura (anexo do Palácio da Aclamação)
Quando: 14/9, 14h às 18h
Quanto: Grátis (acesso permitido até a capacidade total do auditório)
Contatos: 71 3117-6491 / igor.astec.ipac@gmail.com
Site: www.ipac.ba.gov.br
Realização: Ipac / Secult-BA
Com informações da Ascom/Ipac
*Estudante de Produção Cultural da Faculdade de Comunicação da Ufba – Facom