Encontro expôs prática profissional aos futuros produtores culturais
Por Vagner Campos*
vagnercampos85@gmail.com
Na manhã desta segunda-feira (31), a turma que cursa a disciplina Oficina de Elaboração e Planejamento de Projetos Culturais, na Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal da Bahia (Ufba), visitou uma das mais importantes instituições de cultura no país, a Caixa Cultural.
Os estudantes foram recepcionados pela gerente do espaço, Ana Zalcbergas, que deu início ao evento fazendo um passeio pela galeria. Em seguida foi apresentado um filme institucional no qual eram abordados os 150 anos da Caixa Econômica Federal (CEF).
Após o vídeo, os participantes formaram uma mesa redonda. Ana falou sobre a importância da ousadia por parte do produtor para que seu projeto venha a ser contemplado pelos editais, e destacou a importância de se fazer ouvir e ouvir os que têm experiência. Explicou ainda como funcionam os espaços da Caixa Cultural, relatando a atuação da instituição no país e esclarecendo aspectos relevantes em relação aos seus editais.
Dentre os problemas encontrados nos projetos que costumam participar dos processos de seleção, através de editais da Caixa Cultural, a falta de clareza se destaca, ainda que essa clareza não seja confundida com falta de zelo. Segundo Ana Zalcbergas, “a clareza é indispensável, mas não se pode confundir objetividade, com omissão”, concluiu.
Ao fim da sabatina com os estudantes, a gerente da Caixa Cultural e o professor da Facom, Adriano Sampaio, ressaltaram a importância desse tipo de ação e deixaram brechas para novos encontros. Sampaio afirmou ainda que o encontro “atendeu às expectativas ao gerar um intercâmbio de ideias entre a instituição e os estudantes”, finalizou o acadêmico.
*Estudande de Produção Cultural da Faculdade de Comunicação da Ufba – Facom