Newsletter
Ciência e Cultura - Agência de notícias da Bahia
RSS Facebook Twitter Flickr
Atualizado em 29 DE novembro DE 2011 ás 18:19

Curta-metragem musical Afônica estreia em dezembro

Uma ação do projeto que vai incluir o filme na incipiente lista de opções de entretenimento para o público deficiente é a sua audiodescrição

Por Mariana de Paula*
maridepaula23@gmail.com

“Só não é ouvido quem não canta” esse é o slogan do curta-metragem Afônica produzido e dirigido pelo produtor cultural recém-formado na Faculdade de Comunicação da Ufba, Maurício Lídio. Afônica surge com uma proposta inusitada de ser um musical mudo, que retrata a conquista de um sonho – o sonho que uma garota muda tem de cantar. Com lançamento no dia 3 de dezembro, às 10h, na Livraria Cultura (Salvador Shopping), o filme contará com uma exibição com audiodescrição para deficientes visuais.

Cartaz do curta metragem "Afônica"

O diretor do filme, Maurício Lídio, iniciou o curso de produção cultural exatamente pensando em seguir carreira cinematográfica e desde o início do curso tem se destacado nesta área. Ganhou visibilidade com o vídeo de 1 minuto Bárbara que recebeu 9 prêmios incluindo o Troféu Grande Otelo pela Academia Brasileira de Cinema e o internacional Up to 3′ no Brazilian Film Festival of Toronto, no Canadá.

Equipe de "Afônica" em ação

A equipe do filme é formada em sua maioria por estudantes da Ufba, mas também por alguns profissionais com mais tempo de mercado, esse é o caso do cineasta Luiz Carlos Lacerda (Leila Diniz e For All – O Trampolim da Vitória) que participou como revisor do roteiro. Carla, a protagonista, é representada por Lorena Blanes e o elenco ainda é composto por Dan Hudson, Lindinete Pereira e Danielle Santana. A trilha sonora e a direção musical é de André Dias. A coreografia foi montada por Vitor Hugo. Fotografia e fotos de still são de Wes Sacramento e Ottoniel Catarino. O projeto gráfico foi feito por Mariana de Paula. A direção de Arte é por Vanny Araújo e o figurino por Gabriela Lopes.

Acessibilidade

Uma ação do projeto que vai incluir o filme na incipiente lista de opções de entretenimento para o público deficiente é a audiodescrição. A audiodescrição é o recurso que permite o acesso de pessoas com deficiência visual aos conteúdos de cinema, teatro e programas de televisão, que será feita pelo grupo de pesquisa da Ufba, o Tramad, que já vem realizando trabalhos voltados para esse público. Com essa descrição narrada de tudo que acontece no filme, ele poderá ser exibido para deficientes visuais em sessões especiais.

O filme é pensado como um iniciativa pequena perto do que é necessário de mudança, mas significativa no sentido de dar oportunidade ao público deficiente de apreciar o cinema e mais que isso, de se ver como protagonista.

A audiodescrição é uma modalidade de tradução audiovisual, onde as imagens, ou sinais visuais, são descritas em áudio, ou sinais acústicos entre os diálogos. Ela otimiza a compreensão de produtos audiovisuais pelo público com deficiência visual. O Tramad é um grupo de pesquisa da Ufba, e o primeiro no Brasil, a se dedicar ao estudo sistemático e implementação da acessibilidade audiovisual para cidadãos deficientes visuais através da audiodescrição. O grupo é o mesmo que fez a audiodescrição do filme “Ensaio Sobre a Cegueira”, de Fernando Meirelles.

Um recente curta-metragem chamado “Futebol Além dos Sentidos” (2010), dirigido por Luciana Queiroz e Sabrina Alves, já traz uma iniciativa de inclusão desse público nas salas de cinema. O filme conta com audiodescrição e legendagem especial para surdos.

Para saber mais, visite o site do Tramad: http://www.audiodescricao.com/

Na página do facebook ainda é possível participar de uma promoção, além de saber mais informações sobre o filme.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=uSltuNtjc08

Facebook: http://www.facebook.com/musical.afonica

Blog: http://afonica.wordpress.com

Serviço

Sinopse – Carla perdeu a capacidade de falar em um acidente, o que a impediu de realizar seu sonho de se tornar cantora. Ela cresceu em uma escola de música onde sua mãe trabalha como faxineira e, após receber a notícia de que pode voltar a falar, decide que vai cantar na apresentação de fim de ano da escola, entrando em conflito com sua mãe e assustando a todos com essa decisão.

O que: Lançamento de Afônica

Quando: 03 de dezembro, às 10h.

Onde: Teatro Eva Herz da Livraria Cultura (Localizado no Salvador Shopping)

*Estudante de Produção Cultural da Faculdade de Comunicação da Ufba – Facom

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *