Newsletter
Ciência e Cultura - Agência de notícias da Bahia
RSS Facebook Twitter Flickr
Atualizado em 19 de abril de 2012

Rio + 20 – Expectativas e Desafios

Deputados debatem na Assembleia Legislativa da Bahia evento que acontece no Rio de Janeiro, de 13 a 22 de junho de 2012

DA REDAÇÃO
agencia@cienciaecultura.net

A Assembleia Legislativa do Estado da Bahia convida a todos para participar do  seminário Rio + 20 – Expectativas e Desafios, que acontece no dia 19 de abril às 9h, nas Salas das Comissões Dep. Luis Cabral e Dep. Herculano Menezes – Subsolo 1.

Palestrantes:
- Deputado José Sarney Filho – Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Federal e Coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista da Câmara Federal;
– Professor Rubens Harry Born – Coordenador do Instituto Vitae Civilis e Doutor em Regimes Multilaterais Ambientais.
- Mariana Meirelles – Diretora Vice-Presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável.
- Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho – Secretário de Meio Ambiente do Município de São Paulo.
- Deputado Adolfo Viana Deputado

Confirmar presença especificando o evento:

soninha.andrade29@gmail.com

(71) 3115-7024/5364/2937

Sobre a Rio + 20

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, será realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

A proposta brasileira de sediar a Rio+20 foi aprovada pela Assembléia-Geral das Nações Unidas, em sua 64ª Sessão, em 2009.

O objetivo da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.

A Conferência terá dois temas principais:

  • A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e
  • A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.

A Rio+20 será composta por três momentos. Nos primeiros dias, de 13 a 15 de junho, está prevista a III Reunião do Comitê Preparatório, no qual se reunirão representantes governamentais para negociações dos documentos a serem adotados na Conferência. Em seguida, entre 16  e 19 de junho, serão programados eventos com a sociedade civil. De 20 a 22 de junho, ocorrerá o Segmento de Alto Nível da Conferência, para o qual é esperada a presença de diversos Chefes de Estado e de Governo dos países-membros das Nações Unidas.

Notícias relacionadas

___________________

Cientistas da Bahia ajudam a definir tema da SNCT 2012

Entrevistas

___________

André Trigueiro

Nesta entrevista, o jornalista, escritor e professor André Trigueiro critica práticas empresariais ditas sustentáveis, sem ser; comenta a proposta de criação de um movimento em favor da retirada sustentável dos recursos, respeitando a capacidade de suporte dos ecossistemas, defendido durante a Conferencia de Nagoya. O jornalista entende jornalismo como duas frentes de trabalho que não se excluem, mas que são complementares. Trigueiro é idealizador do Programa “Cidades e Soluções”, apresentado na Globo News e Canal Futura

Opinião

________

Marketing verde X realidade insustentável

Compreendendo o Aquecimento Global no cotidiano

Um comentário a Rio + 20 – Expectativas e Desafios

  1. Pessoal

    Sobre essa materia na AL penso que seria interessante o curso ser representado nos trabalhos inserindo o olhar transversal que a RIO+ 20 devera’ ter com relacao a desafios historicos como o combate a pobreza e mais novos, como mudanca do modelo Economico para construcao de matrizes limpas, harmoniosas, sustentaveis, de fato, com os modos de exploracao dos recursos naturais: basse da Vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *