Newsletter
Ciência e Cultura - Agência de notícias da Bahia
RSS Facebook Twitter Flickr
Atualizado em 10 DE maio DE 2012 ás 19:44

Encontro Sustenta reúne bom público em seu primeiro dia

Municipalização da gestão ambiental e noções de negócio sustentável foram alguns dos temas abordados no Hotel Golden Tulip em Salvador. Evento segue até sexta-feira (11)

POR WAGNER FERREIRA
malecencia@gmail.com

Após nove meses realizando encontros mensais na livraria Saraiva do Iguatemi, o Encontro Sustenta teve início ontem (9) no hotel Golden Tulip em Salvador.

A primeira oficina discutiu a municipalização da gestão ambiental, e foi explanada pelas advogadas da Rusch Advogados Fernanda Tanure e Geisa Bacellar. O foco da palestra foi a resolução do Conselho Estadual do Meio Ambiente – Cepram Nº 3925 de 2009. O Cepram é a Gestão Ambiental Compartilhada, que definiu normas de cooperação entre os sistemas Estadual e Municipal de meio ambiente e as atividades de impacto ambiental local para fins do exercício do licenciamento ambiental municipal.

Advogadas Fernanda Tanure e Geisa Bacellar

O foco dado às Áreas de Preservação Permanente (APPs) existentes em Salvador, ameaçadas pela especulação imobiliária, motivou o questionamento do produtor rural Guilherme Pinto. “Estamos focando a questão das APPs na cidade, culpando somente os condomínios de luxo e as propriedades rurais, e esquecendo do que ocorre nas favelas do alto dos morros, onde também têm APPs. A ocupação desordenada, além de devastar as APPs, impede que o saneamento básico chegue às famílias ocupantes, sem contar o risco de desabamentos nesses morros habitados, diferentemente das encostas na zona rural, que não são habitadas,” criticou o produtor.

O público no Golden Tulip interagiu com os palestrantes

Em outra oficina, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Bahia (Sebrae) esteve presente e orientou quem pretende tornar o seu negócio sustentável. Foi feita uma apresentação do serviço da entidade e passado um vídeo com conceitos de sustentabilidade.

Às 18h, aconteceu a cerimônia de abertura do Encontro, que contou com a presença da coordenadora do evento Érica Rusch; do Reitor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) Lourisvaldo Valentim; e do dirigente Estadual do Partido Verde da Bahia Marcel Moraes. “Há 15 anos, quando você falava em meio ambiente era chamado de ‘ecochato’. Era difícil encher uma sala desta, ainda mais em uma noite chuvosa em uma cidade engarrafada”, pretigiou Moraes, que saudou a presença da advogada da Ong Terra Verde Viva Ana Rita Tavares, presente na platéia.

Marcel Moraes saudou a "advogada dos cachorros"

Ana Rita ficou conhecida nacionalmente após mover uma ação contra o município que impediu a saída de animais de tração durante a Lavagem do Bonfim. Recentemente, a advogada tem tido inúmeras aparições na imprensa por conta de resgates de animais de rua vítimas de maus tratos. “Um evento com este é de grande importância para ser mais um alerta para os danos que o ser humano causa ao meio ambiente. Mas é preciso lembrar que a fauna também faz parte do meio ambiente e que os animais vêm sofrendo há séculos nas mãos de pessoas insensíveis a essas criaturas,” reflete Ana Rita.

Ana Rita ao centro: "a fauna também faz parte do meio ambiente”

Logo após a cerimônia, a promotora de Justiça da 6º Promotoria de Meio Ambiente da Capital Cristina Seixas Graça, apresentou um retrospecto da crise ecológica e classificou o cenário do meio ambiente atual como “canibalismo ambiental”, mas acredita que está havendo conscientização ao longo dos anos. “Antes, a idéia de meio ambiente era aquela só voltada para o prazer humano; uma visão antropocêntrica, mas hoje já estamos ampliando os conceitos difundidos na RIO 92”, almeja a promotora.

Um desfile com roupas confeccionadas com material reciclável do estilista Joel Souza encerrou o dia. A programação segue até a sexta-feira (11).

Veja a programação completa: www.sustentaonline.com.br

Notícias relacionadas

______________________

Direito e Jornalismo Ambiental são debatidos em Salvador

Profissionais de comunicação discutem pauta ambiental na mídia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *