A pesquisadora Lidércia Cavalcanti possui doutorado em Química Analítica pela Universidade Federal da Bahia e possui experiência na área de Farmacotécnica, Cosmetologia e Química, estudando o desenvolvimento de sistemas de liberação de bioativos das plantas com finalidade medicamentosa e ou cosméticas. Também coordenou o primeiro curso de extensão em cosmetologia da faculdade de farmácia da UFBA em 2015. Ela e a sua equipe trazem o olhar científico acerca das novas formas de cuidado capilares, low e no poo, populares principalmente entre meninas de cabelos cacheados, e as consequências para a indústria farmacêutica devido a esse movimento
O silêncio sobre o trabalho doméstico nas produções intelectuais foi tema de um dos debates do II Seminário Regional do Emprego Doméstico. A discussão também teve reflexões acerca do racismo institucional, da carência de questões de gênero e etnia nos currículos escolares e nas produções acadêmicas
Com uma trajetória acadêmica consolidada no campo do Telejornalismo, Itânia Maria Mota Gomes mudou de objeto de estudo. Atualmente coordena o Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação, o TRACC, que tem como objeto de pesquisa as transformações na comunicação audiovisual
Em tempos de Olimpíadas e Paralimpíadas, o primeiro curso público de Educação Física na Bahia, não prepara uma base esportiva para o país e enfrenta falta de visibilidade e muitos desafios
Apesar da falta de investimentos e da pouca estrutura, o curso de Educação Física propõe atividades para a comunidade a partir de projetos de ensino, pesquisa e extensão
A supervalorização da teoria em detrimento dos ensinamentos práticos, gerando a invisibilidade e comprometendo os investimentos para o curso de Educação Física tem sido alguns dos problemas apontados por professores e estudantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O curso, ligado à Faculdade de Educação (Faced), possui um Centro de Educação Física e Esporte da UFBA (CEFE-UFBA), cujas instalações estão inadequadas para a realização de atividades esportivas, tendo em vista que a estrutura é decorrente de um projeto elaborado na década de 1970 e não finalizado. Um dos professores do curso de Educação Física, Fernando Reis do Espírito Santo, acredita que a saída para a melhoria do curso pode ser resolvida com a reformulação curricular, a inserção da comunidade nas atividades curriculares, o vínculo com o poder público para a criação de políticas em favor do esporte e, por fim, a avaliação de desempenho dos egressos do curso. A entrevista, realizada pela repórter Marina Aragão da Agência de Notícias em CT&I – Ciência e Cultura, pode ser conferida abaixo na íntegra.
Biblioteca Omar Catumba é inaugurada na UFBA, reunindo acervo dos cursos de física, química, matemática e geociências
Ambientado nas Dunas do Médio São Francisco, o game acumula seis mil downloads