O pesquisador da Facom-Ufba, Edson Dalmonte, apresentou seu trabalho "Teorias da Comunicação , Mídias Interativas e novas formas de consumo: Recirculação, Crítica e Reconfiguração", durante o Colóquio Brasil-Canadá.
Pesquisa realizada por Juanma Arteaga traça um perfil histórico de como a ciência pretendia estabelecer parâmetros para determinar raças superiores e inferiores dentro da espécie humana.
Avaliar as entrelinhas da publicidade sobre sustentabilidade, considerando os reais desafios que essa concepção sugere é uma das reflexões mais importantes na pauta do meio ambiente, propostas pelo pesquisador Asher Kiperstok durante um dos Cafés Científicos da ACTA 12.
O diálogo intercultural entre o ambiente educativo e a sociedade deve legitimar questões sociais, à luz das suas reais complexidades, na visão de Rosiléia de Almeida. Durante a ACTA 12, a professora participou do Café Científico com a conferência “Educação Ambiental no Contexto Cultural”.
Guilherme de Oliveira Brockington, doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) utiliza métodos neurocientíficos para investigar quais os mecanismos corporais ativados no momento de aprendizagem e explorar o papel da emoção na construção do conhecimento científico.
Evento acontece entre os dias 22 e 26 de outubro, na Faculdade de Comunicação.
Em seu primeiro dia, a Semana de Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia, foi iniciada na Reitoria em uma cerimônia que recebeu representantes de diferentes instâncias da UFBA. Exposições, feira de livros e duas conferências integraram a ampla programação.
A cultura da celebridade não teve surgimento pelos grandes meios de massa e a busca pela fama se faz cada vez mais presente através das redes sociais e realities-shows.
Edvaldo Couto, professor de Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia e doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, defende que é pelo corpo que as pessoas ocupam e vivem as redes sociais e que estudá-los implica pensar toda a dinâmica da sociabilidade nesses ambientes dá subsídios para pensar um modelo de educação abrangente e mais próximo do cotidiano de estudantes ou mesmo dos educadores.
Sob a perspectiva da Teoria Ator-Rede, o pesquisador André Lemos apresentou a conferência sobre a Internet das Coisas durante o SIMSOCIAL 2012.