Atualizado em 22 de março

Análise de Comunicação e Cultura: Programas de Televisão

Próxima edição do Café Científico UFBA terá a participação da pesquisadora Itânia Gomes

A próxima edição do Café Científico terá objetivo mostrar a importância da análise de produtos midiáticos, tomando como objeto programas televisivos. A conferência da pesquisadora da Faculdade de Comunicação da UFBA, Itânia Gomes, acontece no próximo dia 22 de março, às 18h, no auditório da Biblioteca Pública dos Barris. Será dada ênfase aos conceitos de gênero midiático, modo de endereçamento, estrutura de sentimento, formação discursiva. O encontro se realizará a partir da exibição e análise de programas televisivos, problematizando as relações entre televisão e cultura popular; televisão e entretenimento; hibridização e qualidade dos produtos televisivos.

A importância que a televisão assume no Brasil ainda não produziu, como resultado, o desenvolvimento de métodos de análise adequados de seus produtos. O mais freqüente é que a televisão seja tomada a partir de abordagens mais gerais, macroeconômicas, históricas ou sociais, e que o programa televisivo, enquanto um produto cultural com certas especificidades, seja deixado de lado. Na maior parte dos casos, os estudos que tomam a televisão como seu objeto de investigação, ainda que considerem seus produtos, tendem a se dispersar em direção a outros objetos de análise, afastando-se da análise dos programas efetivamente produzidos e veiculados. A pouca ênfase nos produtos televisivos, tomados eles mesmos como objeto empírico, tem resultado numa certa fragilidade teórica e metodológica quando se trata de descrever, analisar, interpretar os modos de funcionamento, as especificidades, as características do programa televisivo.

O evento é inteiramente gratuito e não necessita de inscrição.

Data: 22 de Março de 2013 – 18:00
Tema: Análise de Comunicação e Cultura: Programas de televisão
Local: Auditório da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Biblioteca dos
Barris), Rua General Labatut, 27, Barris, Salvador-BA.
Informações: 71 3283-6568.