Atualizado em 27 a 30 de novembro

Astronauta Marcos Pontes participa do 3º Encontro de Jovens Cientistas da Bahia

O evento, promovido pela Universidade Federal da Bahia, é destinado aos estudantes dos ensinos fundamental e médio interessados em apresentar e conhecer trabalhos com a temática de ciências.

imprensajovenscientistas@gmail.com

O astronauta brasileiro Marcos Pontes estará em Salvador, no dia 27 de novembro, para participar do 3º Encontro de Jovens Cientistas da Bahia. Marcos Pontes, cuja palestra se chama “Quando crescer quero ser astronauta”, falará para uma plateia composta por estudantes dos ensinos fundamental e médio oriundos de escolas públicas e privadas. O Encontro, que é financiado pelo CNPq e pela Capes, por meio do Edital de Apoio à Realização de Feiras e Mostras Científicas, será realizado entre os dias 27 e 30 de novembro, na Faculdade de Medicina da Bahia, no Terreiro de Jesus. O local é considerado o berço da ciência no Brasil.

Tendo realizado o sonho de quase todas as crianças do mundo, Marcos Pontes se destaca como o primeiro astronauta profissional do Hemisfério Sul do Planeta, formado pela NASA, a viajar pelo espaço com a bandeira de seu país. Após a sua volta, o cosmonauta tem se dedicado a participar de diversos eventos no Brasil e no mundo contribuindo para o ensino das ciências e colaborando na luta pela educação de qualidade entre as crianças e jovens de escolas públicas e privadas brasileiras. “Através de uma narrativa de eventos de minha vida, falarei sobre conceitos e atitudes fundamentais para uma pessoa partir de um sonho e transformar essa ideia em realidade”, diz.

O 3º Encontro de Jovens Cientistas dá continuidade a outras duas edições da atividade, ocorridas nos anos de 2006 e 2009. A coordenadora do evento, a bióloga e professora do Instituto de Biologia da UFBA, Rejâne Lira, afirma que o objetivo é facilitar o acesso ao conhecimento científico, sobretudo à população escolar desfavorecida. “Queremos possibilitar o entendimento por parte de crianças e adolescentes de que a ciência é dinâmica e está presente no dia a dia”, diz.

De acordo com Rejâne Lira, o 3º Encontro de Jovens Cientistas da Bahia é uma oportunidade para que bolsistas de Iniciação Científica Júnior apresentem os resultados de seus trabalhos. “Trata-se de um evento em que jovens poderão falar sobre ciência para outros jovens, facilitando a aproximação desta parcela da população com os assuntos científicos”, afirma. “Quem sabe este contato possa despertar vocações para carreiras científicas”, completa.

PROGRAMAÇÃO – Fazem parte da programação as conferências O Ser Humano da Ciência, que, além do astronauta Marcos Pontes, terá como convidados o paleontólogo Alexander Kellner, titular da coluna “Caçador de Fósseis” da revista Ciência Hoje On-line e o velejador baiano Aleixo Belov, que em 2011 completou sua quarta volta ao mundo a bordo do veleiro-escola “Fraternidade” acompanhado por jovens alunos biólogos, engenheiros e cineastas. Também serão palestrantes o presidente da Academia Baiana de Ciências, Roberto Santos, e o diretor da Fiocruz Bahia, Mitermayer Galvão dos Reis.

O Encontro também conta com atividades como o Gabinete de Curiosidades Científicas, no qual os participantes inscritos no evento apresentarão experimentos científicos e Vida de Jovem Cientista, espaço idealizado para apresentações trabalhos na modalidade Comunicação Oral. Além disto, estão programadas mostras de vídeos, apresentação de peças teatrais, jogos virtuais e de tabuleiro com temática de ciências, ações denominadas como Jovens Repórteres Científicos, Jovens Cientistas em Cena e Ciência Lúdica. Um Workshop sobre negócios sociais, organizado pela Artemisia Brasil, também faz parte da programação.

SERVIÇO:

O QUÊ: 3º ENCONTRO DE JOVENS CIENTISTAS DA BAHIA