Newsletter
Ciência e Cultura - Agência de notícias da Bahia
RSS Facebook Twitter Flickr
Atualizado em 27 de junho

Café Científico

Acontece, no dia 27 de junho, a próxima edição do Café Científico, com o tema "Desenvolvimento e evolução: como se relacionam esses dois processos de mudança?" e participação do professor do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia, Charbel El-Hani.


Acontece, no dia 27 de junho, a próxima edição do Café Científico, com o tema “Desenvolvimento e evolução: como se relacionam esses dois processos de mudança?” e participação do professor do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia, Charbel El-Hani.

O Café Científico é um local em que qualquer pessoa pode discutir desenvolvimentos recentes das várias ciências e seus impactos sociais. Ele oferece uma oportunidade para que cientistas e o público em geral se encontrem face a face para discutir questões científicas.

O evento é inteiramente gratuito e não necessita de inscrição, e ocorrerá no Auditório da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, na Rua General Labatut, 27, Barris, Salvador-BA.

Serviço

Café Científico
Data: 27 de Junho de 2012 – 18:00
Mais informações: 71 3283-6568.

DESENVOLVIMENTO E EVOLUÇÃO: COMO SE RELACIONAM ESSES DOIS PROCESSOS DE MUDANÇA?

Charbel Niño El-Hani
(Instituto de Biologia/UFBA)

“Alguns dos principais avanços na construção do que tem sido denominada uma “síntese evolutiva estendida” dizem respeito ao papel do desenvolvimento embrionário na evolução, investigado pela biologia evolutiva do desenvolvimento (evo-devo). No entanto, a compreensão da evolução do desenvolvimento traz em si a complexidade de compreender uma mudança (evolutiva) num processo de mudança (desenvolvimental). Nesta conversa, adentraremos essa complexidade, discutindo: (1) a relação entre uma compreensão evolutiva do desenvolvimento e uma compreensão desenvolvimental da evolução no âmbito da evo-devo; (2) a superação de uma abordagem adultocêntrica na compreensão do processo evolutivo, que segue da idéia de que todas as etapas do ciclo de vida de um organismo podem mudar de modo evolutivamente relevante; e (3) as implicações da natureza do desenvolvimento para a compreensão da relação entre processos evolutivos que ocorrem dentro de populações (microevolução) e as mudanças evolutivas observadas ao nível da espécies ou acima delas (macroevolução)”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *