A palestra é uma atividade do programa “Que Papo é Esse?”, cujo objetivo é difundir a produção e os temas pesquisados no grupo de pesquisa Etnomídia. Na ocasião também acontecerá o lançamento do livro Ciganos, do fotógrafo Rogério Ferrari.
POR MARILÚCIA LEAL
lealmarilucia@gmail.com
Poucos são os estudos que se debruçam sobre a história e os modos de vida dos povos ciganos no Brasil. O que sabemos desta etnia é, geralmente, o resultado de uma identidade criada ao longo do tempo na qual a presença de estereótipos é cristalizada. Com o intuito de esclarecer pontos conflitantes que marcam a presença dos ciganos no país, a pesquisa Faces do Brasil traz a Salvador o pesquisador Rodrigo Corrêa Teixeira, mestre em História dos Ciganos no Brasil. A palestra CIGANOS na Mídia Brasileira: um recorte acontece no próximo dia 6 de dezembro, às 14h, no auditório da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Ondina.
Na ocasião também acontecerá o lançamento do livro Ciganos, do fotógrafo Rogério Ferrari. O autor desenvolve o projeto Existência-Resistência, tema que retrata a luta por terra e autodeterminação de alguns povos e movimentos sociais. O livro faz a cobertura fotográfica de acampamentos ciganos na Bahia.
A palestra é uma atividade do programa “Que Papo é Esse?”, cujo objetivo é difundir a produção e os temas pesquisados no grupo de pesquisa Etnomídia, além de contribuir com a formação dos alunos/bolsistas. Coordenado pelo professor doutor Fernando Conceição, o grupo é vinculado ao Programa Multidisciplinar em Cultura e Sociedade da UFBA. Aberta ao público e sem investimento financeiro, a participação na palestra dá direito a certificado, emitido pela própria instituição, através do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação (Nicom). As inscrições podem ser feitas com antecedência – envio do nome completo, número do RG e do CPF para o endereço nicom@ufba.br.
A pesquisa Faces do Brasil monitora 23 veículos nacionais, 17 jornais e seis revistas, com o objetivo de identificar o retrato das minorias étnicas – negros, índios e ciganos – produzido pela mídia nacional. Iniciada em outubro de 2010, a pesquisa completou, em junho deste ano, 19 meses de monitoramento e publicará, até março de 2013, os resultados obtidos. Estes serão divididos em três publicações, corespondentes às etnias pesquisadas.
O que: Palestra CIGANOS na Mídia Brasileira: um recorte
Quando: 6 de dezembro, 14h
Onde: Auditório da Facom/UFBA
Inscrições: nicom@ufba.br
Informações: (71) 3237- 4655/ 9103-4578 www.etnomidia.ufba.br
Programação
13h30 – Recepção
14h - Apresentação de resultados Faces do Brasil
14h30 – Mesa redonda: Um olhar sobre os ciganos
18h – Encerramento