Newsletter
Ciência e Cultura - Agência de notícias da Bahia
RSS Facebook Twitter Flickr
Atualizado em 20 de junho

Comunidade Científica debate a percepção pública da Ciência

O Simpósio começa às 16 horas, com entrada gratuita e aberta ao público, sem necessidade de inscrição.

Academia de Ciências da Bahia

Promovido pela Academia de Ciências da Bahia (ACB), acontece no dia 20 de junho, no Auditório do PAF III da UFBA (ao lado do Instituto de Letras), em Ondina, um Simpósio sobre Percepção Pública da Ciência. O evento compreende uma conferência do professor Carlos Vogt, coordenador da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), seguida das falas de dois debatedores convidados – Mariluce Moura, diretora de redação da revista Pesquisa, da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e Simone Bortoliero, professora da Faculdade de Comunicação da UFBA.

Vogt, ex-Reitor da Unicamp, é diretor do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (LabJor), um centro que promove estudos e formação de especialistas em divulgação científica e cultural. Mariluce Moura, doutora em Comunicação pela UFRJ, é também a atual presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC). E Simone Bortoliero, além de professora do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA, é também coordenadora do projeto Ciência Press, dedicado à divulgação de matérias sobre ciência, tecnologia e cultura.

O Labjor/Unicamp, que Carlos Vogt dirige, tem realizado diversos trabalhos de percepção pública da C&T, seguindo a metodologia internacional que vem sendo desenvolvida conjuntamente com uma série de países ibero-americanos. Entre essas pesquisas destacam-se as realizadas no Estado de São Paulo nos anos de 2003 e 2007, e cujos resultados compõem os capítulos sobre indicadores de cultura científica das edições de 2004 e 2010 do livro Indicadores de C,T&I, publicado pela Fapesp.

Outro projeto desenvolvido pelo Labjor, em parceria com outros países ibero-americanos teve como objetivo analisar a percepção dos jovens sobre a ciência e a profissão científica, e culminou na publicação do livro Los Estudiantes y la Ciencia. No momento encontra-se em andamento o projeto de pesquisa “Percepção Pública da Saúde”, que tem como objetivo reunir informações acerca da percepção pública da C&T na área da saúde no Estado de São Paulo e fornecer subsídios para a formulação de estratégias de comunicação e divulgação científica da saúde para o SUS.

O Simpósio começa às 16 horas, com entrada gratuita e aberta ao público, sem necessidade de inscrição.

Um comentário a Comunidade Científica debate a percepção pública da Ciência

  1. Pesquisador disse:

    Boa tarde, Tainar. O evento ocorreu em 20 de junho.

    Att,

    Agência Ciência e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *