Representa-se a fidelidade por uma integral da função de Wigner do estado original, alterada por uma simples fase obtida da trajetória clássica de cada ponto do espaço de fases. Embora a dedução original desse resultado fosse bastante obscuro.
Representação em valores iniciais para a fidelidade (ou o eco de Losmidt quântico) será tema de palestra ministrada nesta terça-feira (8) pelo Prof. Dr. Alfredo Miguel Ozorio de Almeida (CBPF), no auditório do laboratório de Física Nuclear Aplicada, do Instituto de Física da UFBA, a partir das 16h.
Representações em valores iniciais (IVR) para a descrição de evolução quântica têm sido adotadas, mesmo quando sua justificativa não é clara. A razão é que são uma alternativa prática aos métodos semiclássicos tradicionais, em que se evitam a busca de trajetórias
por suas condições de contorno em ambas extremidades e, por consequência, as singularidades provocadas por cáusticas.
Em estrita analogia com o eco de Loshmidt (clássico), ela quantifica a diferença entre um estado original e sua evolução, para frente e para trás no tempo, gerada por duas Hamiltonianas ligeiramente diferentes.
Serviço
Representação em valores iniciais para a fidelidade (ou o eco de
Losmidt quântico)
Data: 08 de novembro, às 16h.
Local: Auditório do laboratório de Física Nuclear Aplicada, Instituto de Física – UFBA, Salvador.
Informações: http://www.fis.ufba.br/seminarios.htm