Newsletter
Ciência e Cultura - Agência de notícias da Bahia
RSS Facebook Twitter Flickr
Atualizado em 17 DE julho DE 2016 ás 22:17

A renovação do ensino de Biologia na escola

Ensinar biologia em uma escola pode ser muito divertido e um processo evolutivo, método que pode ser implantado em qualquer disciplina. Quer saber mais, confira na impressão do estudante de jornalismo Daniela Aloísio

POR DANIEL ALOÍSIO*
danielaloisio02@gmail.com

Evolução. Sempre vi esse estudo como algo não aplicável, não palpável a até mentiroso. Como e por que os seres vivos são como são? Tudo sempre me foi explicado de um modo que a evolução parecia até com o desenho animado Pokémon, no qual as criaturas ficcionais, denominadas com o nome do próprio desenho, possuíam a capacidade de evoluir para seres superiores, a qualquer momento.

Essa visão é resultado de um ensino de Biologia baseado em técnicas decorativas, não atrativas para o aluno e até fora do contexto do que deve ser explicado em sala de aula, pois faz com que o estudante não compreenda aquilo que realmente deve ser entendido sobre evolução.

É nesse contexto que Wanderson Costa apresenta “Trazendo a macroevolução para a sala de aula”, projeto de sua atual pesquisa de mestrado. Ele estuda uma nova perspectiva de ensino da evolução em sala de aula, baseado numa técnica que permite que várias áreas do conhecimento (geologia, química, física, arqueologia, dentre outras) estejam integradas à própria biologia, para o ensino da evolução. Além disso, é dado um enfoque, em sala de aula, para a macroevolução, que corresponde a uma evolução em larga escala, necessitando de um longo espaço de tempo para a sua ocorrência. Assim, a própria macroevolução é difícil de ser entendida pelos alunos e necessita dessa técnica aplicada pelo professor.

Para esse estudo, foi acompanhada a rotina de uma turma de ensino médio, na qual o professor aplicava a metodologia proposta pelo aluno de mestrado. Embora nem todos os resultados obtidos saíssem como esperado, o que é justificável pelos problemas inerentes à sala de aula, a metodologia aplicada trouxe maior interesse do aluno para o assunto.

Posso dizer isso por conta própria, uma vez que a minha turma de ensino médio foi estudada pelo mestrando e a aplicação da sua metodologia transformou a minha visão da evolução. Pude perceber a evolução como fundamental para a formação do planeta, fauna e flora tal como são hoje e, sobretudo, como algo que acontece até hoje e está acontecendo.

Acima disso tudo, a pesquisa evidencia que, no geral, o ensino de Biologia para o ensino médio necessita de uma mudança profunda. Isso é necessário para que o verdadeiro conteúdo, necessário para o aprendizado da Biologia, seja aplicado em sala de aula e que o ensino seja agradável para os alunos.

Por fim, destaco o quanto é interessante cobrir uma palestra na qual está sendo apresentada uma pesquisa científica que eu mesmo fui estudado. É uma sensação de que a minha participação na pesquisa se estende para além da sala de aula.  Estende-se para a vida.

*Estudante do curso de jornalismo da Faculdade de Comunicação da UFBA e voluntário da Agência de Notícia em CT&I – Ciência e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *