Seis produtos da UFBA vão para a edição nacional do Intercom
VICTÓRIA LIBÓRIO*
A Agência de Notícias em CT&I – Ciência e Cultura da UFBA foi premiada na categoria Agência Jr. de Jornalismo na XXI Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (EXPOCOM). A aluna-líder, Victória Libório, apresentou a experiência da parceria entre a agência e o jornal A Tarde que gerou várias publicações de reportagens relacionadas ao tema – ciência, tecnologia e inovação no estado da Bahia.
Os produtos apresentados foram as reportagens Insetos atuam como peritos na solução de crimes, produzida pelo aluno de Jornalismo Edvan Lessa, que inaugurou a parceria com o jornal mais tradicional de Salvador, Câncer Ósseo : Invisibilidade da doença dificulta diagnóstico, da jornalista e estudante de produção cultural Nádia Conceição, e Fiocruz-Bahia estuda efeito de plantas da flora brasileira para combater o câncer, da estudante de jornalismo Emile Conceição, que também apresentou o artigo Acervo da Laje: arte invisível no Subúrbio de Salvador, na categoria COMUNICAÇÃO, ESPAÇO E CIDADANIA no Intercom Jr, área do congresso para artigos em pesquisa científica em comunicação.
A Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (EXPOCOM) é uma premiação destinada aos melhores trabalhos experimentais, produtos como site, reportagens, plano de assessoria, ensaio fotográfico, entre outros, exclusivamente produzidos por alunos da área de comunicação. A exposição ocorre dentro do Congresso de Ciências da Comunicação (Intercom), com apresentação tanto das pesquisas desenvolvidas na área, como produtos fruto de projetos de extensão, estágio curricular, pesquisa e atividades pedagógicas. Na edição nordeste, os estudantes de comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) marcaram presença com seis premiações e agora avançam para a etapa Nacional.
Em sua 16ª edição, o Intercom Nordeste aconteceu na Universidade Federal da Paraíba de 15 a 17 de maio, realizado pela Sociedade Brasileira Sociedade de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. A edição nacional será acontecerá na primeira semana de setembro, noCentro Universitário Dinâmica de Cataratas em Foz do Iguaçu.
Produtos apresentados pela Agência:
Câncer ósseo tem difícil diagnóstico
Pesquisa da Fiocruz Bahia visa produção de remédios para combater o câncer
Premiados:
O Programa de Educação Tutorial de Comunicação da UFBA (PETCOM) ganhou dois prêmios: Reportagem em Jornalismo Impresso com a reportagem Os altos e baixos da Ladeira da Montanha, da estudante de jornalismo Renata Farias, publicada na 11ª edição da revista Fraude; e o Projeto de Assessoria de Imprensa com o Plano de Assessoria para o Lançamento da Revista Cultural Fraude #11, apresentada pelo estudante Luciano Marins.
Na categoria Jornal-Laboratório Impresso, ganhou o Engenho Informa: um exemplo de intercâmbio entre a academia e a comunidade, apresentado pela aluna-líder Raquel Santana e co-autoria de Cássio Santana, que também apresentou Centro de Comunicação, Democracia e Cidadania: uma análise sobre a cobertura da violência na mídia baiana na categoria JORNALISMO no Intercom Jr.
Na categoria Website, ganhou o estudante Caio Cruz, com o site do 3º Encontro Nacional de Produção Cultural (Enprocult). E na categoria Produção em Jornalismo Digital ganhou o estudante de jornalismo Alexandro Mota com o produto Na contramão. Uma webrevista a caminho dos outsiders, trabalho de conclusão do curso de jornalismo da UFBA.
*Estudante de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo e estagiária da Agência de Notícias em CT&I
victorialiboriosimoes@gmail.com