Atualizado em 5 DE junho DE 2024 ás 12:20

AGN e AECC realizam visita à agência de publicidade Morya

Encontro fortaleceu o contato entre universitários e mercado de trabalho

Por Andressa Correa e ManoelaSantos
cienciaecultura.ufba@gmail.com

A Agência de Notícias em parceria com a Experimental em Comunicação e Cultura da FACOM visitou a Morya, agência de publicidade baiana, localizada no Stiep, no último dia 21. Os agenciadores puderam ter contato com os bastidores da empresa, presente no mercado publicitário desde 1956.

A estudante de jornalismo Isabel Queiroz relata que o encontro ajudou a sanar algumas dúvidas referentes a área da publicidade e compreender as possibilidades de atuação como comunicadora. “Foi uma experiência bem legal, achei interessante todo trabalho que eles fazem. Me despertou curiosidade mesmo, sabe? Abriu meus olhos para as possíveis áreas de atuação do jornalista, que pode se encontrar além dos trabalhos tradicionais”, compartilha Isabel.

Durante a manhã, a equipe apresentou os trabalhos desenvolvidos com parceiros públicos, privados, e instituições beneficentes, como: Shopping Salvador, Governo da Bahia e Instituto de Cegos da Bahia.

A Morya se destaca no mercado com campanhas de conscientização, como “NAQUELA MESA” (link yt), produzida para o Governo do Estado, no período de pandemia da Covid-19. Em 2021, a produção rendeu o prêmio Profissionais do Ano da Rede Globo com sua repercussão regional e nacional.

A agência conta com profissionais de diversas áreas da comunicação: como jornalismo e produção cultural. Laís Gomes, executiva de atendimento, e Lara Miranda, redatora, são ex-faconianas e explicaram a prioridade da Morya em experiências e habilidades do colaborador, para além do curso de formação.

Da esquerda para a direita, Lara Miranda, José Roberto Severino e Laís Gomes

A visita é reflexo da retomada de atividades do Grupo Mídia Bahia com universidades de Comunicação do estado, para aproximar os futuros profissionais do mercado de trabalho.

Para Paula Carvalho, executiva de planejamento, essa parceria é muito importante para estreitar laços com a universidade e promover uma troca de conhecimento entre alunos e profissionais.

“Acreditamos que vocês são os profissionais do futuro. Precisamos contar realmente o que a gente faz. Aprendemos muito com os alunos das Universidades. O mercado está em constante transformação, então precisamos ouvir os novos profissionais”, afirma Paula.

O contato com a Morya incentiva uma imersão nesse mundo do trabalho, como compartilhou o professor e tutor das Agências, José Roberto Severino, que acompanhou os estudantes.

“A visita abriu um horizonte de como o trabalho é em equipe e funciona de modo interdisciplinar. Isso mostra que o que a gente faz na própria agência é uma espécie de balão de ensaio dessa possibilidade”, ressalta Severino. Ele encoraja a continuação da parceria, que pode trazer bons resultados na formação dos alunos – inclusive com possibilidades de ações na própria FACOM.