Mostra audiovisual e apresentações lúdicas produzidas por estudantes, também fizeram parte do evento
LAÍS MATOS*
lais.matos.rosario@gmail.com
No segundo dia do 5º Encontro de Jovens Cientistas, que aconteceu nessa quarta-feira (01), estudantes se reuniram para assistir a mostra de vídeos e fotos exibidas pelos Jovens Repórteres Científicos no auditório do Paf III, da Universidade Federal da Bahia. A modalidade de apresentação é um espaço para que os estudantes possam exibir vídeos, feitos através das novas mídias, como celulares e câmeras digitais. Os filmes e curtas foram produzidos por jovens do ensino fundamental, de escolas públicas e abordavam temas sobre a consciência ambiental, preservação da fauna e flora além de temas políticos, mostrando a falta de infraestrutura e de políticas públicas em alguns bairros de Salvador.
Após as exibições, os alunos compartilhavam as experiências sobre o processo de elaboração dos vídeos e o desenvolvimento dos temas escolhidos. A mostra, foi uma oportunidade para os estudantes produzirem e divulgarem seus vídeos amadores, para um público formado por alunos de várias idades, que puderam analisar e debater os temas abordados. Diferente dos eventos meramente expositivos, onde apenas acadêmicos mais experientes apresentam suas pesquisas, o 5º Encontro de Jovens Cientistas permite a participação de todos – ouvintes e expositores – inserindo os estudantes da educação básica, no ambiente acadêmico da universidade, mostrando que é possível popularizar a ciência através de filmes e curtas
Apresentação lúdica
Após a exibição dos vídeos, foi apresentada uma peça de fantoches intitulada ‘Como surgem os frutos?’ com o objetivo de explicar o processo de fecundação das plantas de forma lúdica e educativa. Criada pelas estudantes universitárias Carolina Pereira e Rosemeire Machado do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UFBA (PIBID), a peça teve o objetivo de apresentar de forma divertida e breve o processo de desenvolvimento dos frutos nas árvores frutíferas e de esclarecer o papel das flores e dos animais polinizadores no processo de desenvolvimento dos frutos. “O objetivo dessas apresentações é estimular o interesse dos jovens pela ciência através de outras linguagens como o audiovisual e o teatro. Além disso, buscamos usar uma linguagem próxima da realidade dos jovens, e assim tentar desmitificar a forma de ver a ciência como algo distante e desassociado das artes e da cultura”, explicou Rosemeire Machado.
O trabalho foi desenvolvido na Oficina de Produção de Materiais Didáticos promovida pelo Projeto Social de Educação, Vocação e Divulgação Cientifica, coordenado pela professora Rejâne Lira.
*Graduanda no curso de Comunicação Jornalismo na Universidade Federal da Bahia e bolsista da Agência de Notícias em C,T&I
PREVISAO DO PROXIMO ENCONTRO 2015