Atualizado em 23 DE abril DE 2024 ás 14:40

Seminário interno para avaliação do programa Pós-Cultura

O encontro abordou os principais desafios para obtenção de nota 5 na finalização do quadrienal

Por Cinthia Maria
cinthiamariasr@gmail.com

No último dia 19 de Abril de 2024, a equipe da Agência de Notícias acompanhou o seminário interno sobre a avaliação dos trabalhos desenvolvidos pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, conhecido como Pós-Cultura e Pós-Cult. O seminário foi apresentado pelo professor e vice-coordenador do programa Leandro Colling, e professor José Roberto Severino, coordenador do programa.

O encontro realizado no PAF V, sala 404, contou com a participação de professores que fazem parte da coordenação e gestão do programa, além de alunos de mestrado, doutorado e demais interessados na temática, somando em média 30 pessoas.

O seminário abordou os seguintes tópicos: parecer da comissão de área a respeito do programa; formação; impacto na sociedade; e possíveis ações para aumentar a avaliação do programa pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação).

A Capes é uma agência de fomento que concede diversas bolsas e auxílios para alunos. Além disso, se distingue por também avaliar programas de pós-graduação. A avaliação utiliza o seu próprio banco de dados, que anualmente recolhe as informações fornecidas pelos programas, sendo uma base importante não só para o ensino superior no Brasil, como no mundo.

No encontro foram apontados os principais desafios para obtenção de nota 5 na finalização do quadrienal (intervalo de tempo de quatro anos). Um dos pontos apresentados por Colling foi a produção bibliográfica de docentes, discentes e egressos do programa. Os resultados da avaliação do programa no quadrienal 2013-2016 foram nota 2 e 3, entre 2017-2020 nota 4, e para o quadrienal 2021-2024 ainda não foi avaliado. A expectativa é que o programa seja avaliado com nota 5.

Produção bibliográfica docentes, discentes e egressos. Fonte: Coordenação Pós-Cult

Leandro Colling falou sobre a importância do seminário e das discussões realizadas no encontro: “Então, é uma reunião de trabalho para evidenciar o que nós fizemos e o que ainda podemos melhorar para atingir esse objetivo de conseguir a nota 5. Mas, como foi dito aqui na reunião, não é só para aumentar uma nota, um número. Conseguir nota 5 é melhorar o programa para o conseguirmos mais recursos, mais bolsas e também para que o trabalho seja melhor no sentido qualitativo das questões.”

Sobre a expectativa para a avaliação da quadrienal, o vice-coordenador afirma: “As minhas expectativas são sempre as melhores, eu estou super otimista. Acho que se a gente continuar nesse caminho de atacar os problemas que nós mesmos sabemos quais são e se a comunidade toda se envolver pra fazer isso, acho que a gente tem muita possibilidade de conseguir uma nota 5 na próxima coordenação”.

A reunião finalizou com a organização de alguns comitês que, ainda esse ano, buscam produzir dados atualizados sobre impacto social, econômico e cultural do programa, bem como pesquisa sobre egressos, planejamento estratégico e autoavaliação. Essas entre outras iniciativas buscam melhorar o desempenho do programa na próxima avaliação.

Revisado por: Annandra Lís, Manoela Santos, Nathalí Brasileiro e Nauan Sacramento