Equipe produz livro documentário com fotografias e relatos da região de Canudos que divulgam roteiros ainda desconhecidos no sertão da Bahia
Por Cristiana Nery
cjordaonery@gmail.com
Importante marco da história baiana e nacional, a revolução que ocorreu em 1897, liderada por Antônio Conselheiro, do lado dos sertanejos da Bahia, e confrontada por tropas republicanas, ficou popularmente conhecida como a Guerra de Canudos. Tema de estudo de diversos pesquisadores brasileiros, Canudos também motiva a investigação feita pelo professor de história da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Roberto Dantas.
São 16 anos de estudos dedicados à região. A pesquisa mais recente recebeu o apoio da Petrobrás e teve a primeira etapa concluída em abril, após dois anos e meio trabalho. Intitulada, “Cenários e Caminhos Históricos da Guerra de Canudos: novas trilhas”, a pesquisa foi centralizada na região, que liga a cidade de Monte Santo à Canudos velho.
A equipe coordenada pelo professor Dantas analisou bibliografias antigas, estudou relatos fornecidos pelo Exército Brasileiro – que correspondem aos registros feitos pelos comandantes que atuaram em Canudos – e ainda fez um mapeamento geográfico das vilas que abrigaram algumas tropas. “Nessa busca encontramos idosos que relataram casos contados por seus pais, inclusive uma personagem muito interessante: uma senhora, filha de crianças ‘perdidas’ na Guerra de Canudos. Além disso, constatamos que muitas das rotas usadas por Antônio Conselheiro já foram modificadas por fazendeiros”, comenta o professor Dantas.
Após a conclusão da primeira etapa, com o levantamento de dados e mapeamento das chamadas “novas trilhas”, o projeto já gerou frutos. Em abril foi oficialmente entregue à população dois produtos originados desses estudos. A equipe produziu um livro com fotografias e relatos da região e um documentário: “Canudos: novas trilhas”, com entrevistas e reconstrução dos fatos marcantes da Revolta de Canudos. “Como recebemos apoio da Petrobrás não vamos comercializar esses produtos, entregaremos, em solenidades nas câmaras de vereadores de cada município exemplares do livro e do produto audiovisual em bibliotecas públicas e nos diversos campis da Uneb situados nas cidades pesquisadas e nos cursos de história também da Universidade Estadual”, explica Dantas.
Turismo histórico - A pesquisa inicia uma segunda etapa do projeto. O mapeamento da região possibilitou a criação de novos roteiros a serem explorados: o turismo histórico na cidade de Monte Santo, cidade que foi moradia do líder da revolução Antônio Conselheiro e principal base da guerra.
A proposta já conta com a demonstração de interesse por parte da prefeitura local e da Petrobrás. A partir de junho a equipe retornará à região para sinalizar todos os pontos turísticos e, a partir daí, lançar oficialmente a trilha turística de Monte Santo.
Este será o primeiro roteiro turístico da Bahia a partir de uma cidade histórica da Guerra de Canudos. A idéia é atrair um público que procura um turismo diferente, mais requintado e que agrega informações da história. “Entre os atrativos, haverá também a hospedagem em fazendas que já foram contatadas pela nossa equipe. Os fazendeiros oferecerão uma hospitalidade sertaneja, com demonstração de atividades do sertão, enriquecendo ainda mais a estadia dos turistas”, completa Dantas.
Os pesquisadores pretendem concluir a segunda etapa do projeto no mês de novembro de 2011, quando acontece a Festa de Todos os Santos, uma importante celebração do sertão baiano.
__________
_______