Americano Martin Chalfie vem a Salvador ministrar a conferencia: "Proteína fluorescente verde (GFP) iluminando a vida”, durante a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT
Por Wagner Ferreira
wagner.ferreira@ufba.br
Além do Circuito Universidades, evento que reuni professores e pesquisadores para debater idéias e apresentar pesquisas sobre ciência e tecnologia à luz do tema da VIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT): “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”, a Universidade Federal da Bahia (Ufba) recebe no dia 19 de outubro, às 16h, terceiro dia da SNCT, o ganhador do Prêmio Nobel de Química, o Prof. Martin Chalfie. O pesquisador irá ministrar, no Salão Nobre da Reitoria, a conferência, “Proteína fluorescente verde (GFP): iluminando a vida”.
O acontecimento será um dos destaques SNCT em todo o Brasil, pois, além da importância da presença de um dos laureados com prêmio Nobel de Química do ano de 2008, juntamente com o japonês Osamu Shimomura, e o americano Roger Tsien, a vinda de Chalfie ao Brasil ilustra as comemorações do Ano Internacional da Química.
O prêmio atribuído aos pesquisadores foi pelos trabalhos desenvolvidos com a proteína verde fluorescente, GFP, desde a sua caracterização até à sua aplicação em técnicas experimentais, estas que permitem acompanhar diversos processos fisiológicos em células vivas.
O pesquisador americano da Universidade de Columbia nos Estados Unidos, hoje com 64 anos, foi o primeiro a utilizar a GFP como marcador da expressão genética. Os resultados do seu trabalho pioneiro foram publicados pela primeira vez em 1994. É importante salientar que, diferente de outras moléculas fluorescentes, a GFP tem níveis de toxicidade baixos e pode ser utilizada em células vivas. As propriedades da GFP foram responsáveis por revolucionar a microscopia de fluorescência nos campos da Biologia Celular e Bioquímica.
A promoção da conferência é da Sociedade Brasileira de Química e do Instituto nacional de Ciência e Tecnologia de Energia e Ambiente/Ufba-CNPq.
SNCT em Salvador - Entre os dias 17 e 23 de outubro, acontecem diversas atividades ligadas à C&T na cidade, durante a programação da SNCT. Uma delas é o II Ciência de Jovem para Jovem, articulação entre a Universidade e a Escola para formação de cientistas, que contará com a exposição de painéis, jogos eletrônicos educativos, mostra de vídeos “Jovens Repórteres Científicos – 2011″, experimentos e oficinas.
Tudo isso com a participação de jovens estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas do Programa Social de Educação, Vocação e Divulgação Científica da Bahia e a participação de bolsistas de licenciatura em Biologia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Pibid ∕ Ufba ∕ Capes.
Para quem for ao Shopping Iguatemi, irá encontrar, dentro do Circuito Ciências, o Arena de Robôs, exposição gratuita que acontece entre os dias 17 e 23 deste mês. Durante a exposição, será possível acompanhar a simulação de algumas ações de resgate com robôs em um dos diversos estandes espalhados nas praças do centro de compras. Ainda na programação, acontece a palestra “Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Prevenção de Riscos”, que será realizada no auditório do PAF 3 na Universidade Federal da Bahia (Ufba) na quinta-feira (20), às 18h30.
Confira a programação do Circuito Universidades
Cara Administração da Ciência e Cultura,
Gostaria, se possível, que me enviassem a frase do slide, que o doutor Martin Chalfie terminou sua apresentação na reitoria. Sobre a resposta de um físico americano, responsável pelo maior acelerador de particula do mundo, ao governo dos EUA, sobre segurança nacional.
Grato!!
Vinicius