Jovens empreendedores transformam projeto idealizado para disciplina da Escola de Administração em produto a ser usado por consumidores que possuam Android ou iPhone.
POR CAROL LEMOS*
carolinalcunha@gmail.com
A contemporaneidade é marcada pela forte relação do homem com as mídias digitais. Num mundo em que a demanda de informação é tão grande quanto a oferta, empreendedorismo e inovação são fundamentais para articular novas plataformas tecnológicas. Bernar Lisbôa, Marcos Paulo e Vinícius Rocha, três jovens estudantes da Escola de Administração da UFBA, matriculados na disciplina Administração de Sistemas de Informação, viram a oportunidade de inovar. Como parte da matéria, deveriam desenvolver um projeto de acordo com os conteúdos trabalhados em aula. “Optamos pelo tema “Android”, pensando em desenvolver um aplicativo voltado para o comércio”, explicam os três rapazes.
O aplicativo funciona em dois modelos. O primeiro permite que os lojistas criem ofertas e as divulgue, possibilitando que os consumidores, através do app, reservem e paguem pelo produto/serviço, fazendo a sua retirada na loja. O baixo custo e a dinâmica diferenciada desta mídia são os seus atrativos.
O segundo modelo é mais simples, voltado para empreendimentos que não desejam promoções constantes dos lojistas. “Vale lembrar que esses modelos não são estáticos, podem se complementar e serem mudados da medida que o mercado, ou os clientes, apontarem para uma das direções”, diz Marcos.
O processo de pesquisa e desenvolvimento dentro de sala de aula envolveu conversas com um diretor de marketing de um shopping de Salvador e dois lojistas. O intuito era conhecer a viabilidade do projeto e saber qual seria a sua aplicabilidade, sob dois pontos de vista. Para os rapazes, o aplicativo proporciona comodidade aos consumidores que possuem smartphones (funciona em plataformas Android e IOS – iPhone).
A idealização foi o primeiro passo. Em seguida, uniram o seu trabalho ao Denis Rangel e Fábio Martinez, graduados em Ciência da Computação, criando a empresa MobiNova que teve o papel de, efetivamente, desenvolver o app.
O Shopping Barra foi o primeiro a utilizar esse aplicativo em um evento isolado. “Nossa parceria com o Shopping Barra foi somente para a Lavagem do Barra e já estamos em contato com outros shoppings interessados em ter aplicativos próprios”, diz Marcos Paulo.
O professor Leobino Sampaio, doutor em ciência da computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2011), foi o orientador dos estudantes no projeto. Pesquisador que tem como linhas de pesquisa a Gestão de Tecnologia, Qualidade e Competitividade, Redes Avançadas, e Redes de Computadores, direcionou a pesquisa de acordo com a sua metodologia de trabalho.
“Venho adotando, nos últimos 3 anos, uma metodologia que se baseia na construção colaborativa do conhecimento e que redefine as estratégias de ensino das Tecnologias da Informação por meio de práticas de empreendedorismo”, diz Leobino.
A base da sua pesquisa é a desmitificação da crença de que temas discutidos recentemente na Ciência da Computação não podem ser compreendidos e aplicados pelos alunos da Administração. De acordo com o professor, ao desfazer esses mitos, o seu trabalho tem como resultado diversos outros projetos que promovem a aproximação da Universidade com o mundo empresarial.
Como o acordo entre a MobiNova e o Shopping Barra foi feito em uma data muito próxima do evento, a ferramenta acabou sendo pouco divulgada. Em virtude de novas negociações, o app está, no momento, desatualizado, o que deve ser solucionado em breve.
Mais informações podem ser encontradas na página do grupo no Facebook e no GooglePlay.
*Carolina Lemos é estudante de jornalismo, da Facom-UFBA e bolsista da Agência Ciência e Cultura.