Pôsteres montados durante último dia da 13ª Conferência Internacional de Comunicação Pública de Ciência e Tecnologia evidenciam grandes projetos de popularização da ciência no Brasil
*MATHEUS VIANNA
Nesta quarta-feira (8) ocorreu a última exposição de pôsteres da 13ª Conferência Internacional de Comunicação Pública de Ciência e Tecnologia (PCST 2014), com destaque para trabalhos realizados no Brasil. Um dos principais foi o pôster do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que apresenta uma avaliação e estudo do processo de crescimento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento propõe uma série de atividades relacionadas ao cotidiano e problemas vividos pela comunidade, além do envolvimento das escolas e universidades. Como resultado, a Semana foi inclusa no calendário nacional e teve aumento no crescimento do número de cidades participantes e de atividades.
Outros pôsteres também tiveram destaque na exposição como, por exemplo, o da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), “Envolvimento e participação da comunidade na promoção de atividades relacionadas à saúde – Workshop da Literatura de Cordel” onde expôs os objetivos e resultados do workshop promovido pela fundação, que foi uma atividade realizada com pacientes do Instituto Carlos Chagas, em Curitiba, no Paraná, e funcionários da Fiocruz, para a produção de versos relacionados à doença Leishmaniose. O conjunto da atividade foi chamado “ABC da Leishmaniose” e teve com resultado uma apresentação pública da produção, contribuindo para o aumento da auto-estima e inclusão social dos pacientes.
Uma experiência interessante foi a relatada no pôster “Jornalismo científico no Museu Diversão com Ciência e Arte”, realizado pela Universidade Federal de Uberlândia em conjunto com o próprio Museu Diversão com Ciência e Arte. Os dois órgãos, juntamente com a Prefeitura de Uberlândia, são responsáveis pela organização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na cidade, com a montagem de espaços interativos, realização de leituras coletivas, além de cursos e eventos para integrar a comunidade aos temas científicos. Toda essa atividade durante a Semana Nacional é traduzida em releases e artigos para serem divulgados na mídia, além da publicação destes textos no site do Museu e no blog da Semana de Ciência e Tecnologia de Uberlândia.
*Graduando no curso de Jornalismo na Universidade Federal da Bahia e bolsista da Agência de Notícias Ciência e Tecnologias