Newsletter
Ciência e Cultura - Agência de notícias da Bahia
RSS Facebook Twitter Flickr
Atualizado em 23 DE maio DE 2014 ás 14:52

Grupo de pesquisa promove palestra sobre história oral

José Bento da Silva ministrou a palestra “Memória dos bairros: aspectos arquivisticos e historiográficos da entrevista” , que faz parte do Ciclo de Estudos “Memória e Sociedade", elaborado pelo professor José Roberto Severino

EMANUELA TEIXEIRA*

O Grupo de Estudos – Circuitos culturais, memórias e narrativas do pertencimento: território e identidade na contemporaneidade da Universidade Federal da Bahia, coordenado pelo professor José Roberto Severino do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA realizou no dia 23/05 (segunda-feira), a segunda palestra de seu Ciclo de Estudos “Memória e Sociedade”. A palestra aconteceu no PAF III e contou com a presença de alunos do curso de mestrado.

O pesquisador José Bento da Silva ministrou a palestra Memória dos bairros: aspectos arquivísticos e historiográficos da entrevista compartilhando suas experiências no desenvolvimento de pesquisas historiográficas realizadas na cidade de Itajaí, localizada no estado de Santa Catarina e na cidade de São Paulo. O professor abordou temas ligados à metodologia da pesquisa da história oral, patrimônio, memória e pertencimento. “Através das entrevistas com as pessoas que viveram fatos marcantes na cidade de Itajaí, encontramos por exemplo,  acervos fotográficos riquíssimos que até então estavam esquecidos no âmbito familiar. Esse material somado aos depoimentos dos moradores nos ajudou a resgatar grande parte da memória de alguns bairros,” explicou o pesquisador.

Foto: Emanuela Teixeira

No final da palestra, os alunos tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e debater sobre seus projetos de pesquisas com o pesquisador, em um ambiente de intercâmbio de conhecimentos e saberes.

José Bento da Silva tem graduação em História pela Fundação do Pólo Regional do Vale do Itajaí (1985), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) e doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2001). Atualmente é professor da Universidade Federal de Pernambuco e é vinculado ao Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (Portugal) como investigador doutorado. O professor desenvolve uma pesquisa na região do Recôncavo Baiano voltada a investigar a história e memória da família Cazumbá.

*Jornalista e editora-chefe da Agência de Notícias em C,T&I

emanuela.ascom@yahoo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *