Newsletter
Ciência e Cultura - Agência de notícias da Bahia
RSS Facebook Twitter Flickr
Atualizado em 6 DE setembro DE 2024 ás 17:11

O AGNCast está no ar!

Agência de Notícias lança primeira temporada do seu podcast de ciência, cultura e tecnologia

Annandra Lís

No último dia 29 de agosto, a Agência de Notícias lançou o AGNCast, um podcast sobre ciência, cultura e tecnologia. Sempre antenada aos assuntos de interesse social, a AGN escolheu para a estreia o tema “Emergências Climáticas”, que será abordado ao longo da primeira temporada. O primeiro episódio “Racismo Ambiental: Quem tem medo da chuva?”  aborda a relação da população negra com a chuva, os prejuízos e a exclusão que a afeta.

O AGNCast é um produto criado para trazer mais dinamismo no consumo e alcance das matérias produzidas pelos agenciadores, que agora podem ser acessadas em formas de áudio de qualquer lugar. Com temporadas temáticas, os episódios buscam catalisar discussões significativas nas áreas da cultura, ciência e tecnologia,  seguindo a proposta da AGN de abordar os problemas locais, fomentados no debate público, explorando assuntos de grande relevância no Brasil e no mundo.

Nesta temporada, o AGNCast propõe um olhar sobre as perspectivas sociais e técnicas do estado que vivemos atualmente em relação ao clima: Estado de emergência. A AGN explora casos de fortes chuvas, deslizamentos, seca, elevação do nível do mar, etc.- e como esses eventos afetam a Bahia e, principalmente, as pessoas. No primeiro episódio os agenciadores Andresa Correa, Leo Prado, Manoela Santos, Mayana Malaquías e Uelton Fael conduzem a discussão sobre racismo ambiental, através de um trabalho de apuração jornalística, adaptação para o formato de áudio, gravação e edição do episódio “Racismo Ambiental: Quem tem medo da chuva?” , já disponível no Spotify.

Foto: Gravação do Primeiro Episódio AGNCast

Para este episódio a equipe da AGN entrevistou Marcelo Rocha, ativista e pesquisador de raça, clima, gênero e território, que explicou a origem do termo racismo ambiental e dividiu suas experiências pessoais, assim como Jilvana Ferreira, mestranda do Instituto de Geografia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que compartilhou seus momentos de medo da chuva e Dona Vera, líder comunitária e presidente da Associação de Moradores da Nova República, em Salvador, e a sua luta contra o racismo ambiental. A realização do AGNCast engajou e emocionou a equipe da Agência. Nas redes sociais, Manoela Maria dividiu um sentimento que abarca toda agência “Que orgulho do nosso projeto!.”

“O processo do podcast começou bem antes de gravarmos a locução no dia 12 de Agosto. Como o produto veio de uma matéria escrita, a nossa produção foi pensada totalmente para o formato do site. Fiquei contente quando conseguimos trazer características da fala no roteiro que adaptamos. Me diverti muito tendo essa experiência com o pessoal, foi muito melhor fazer as coisas em conjunto, cada um vai enxergando o que o outro não consegue e contribuindo.” Relatou Andresa.

Foto: Gravação do Segundo Episódio

O segundo episódio, lançado no dia 06 de setembro, foi produzido pelos agenciadores Annandra Lís, Cínthia Maria, Larissa Lima, Nathalí Brasileiro e Nauan Sacramento, aborda as repetições de tragédias ambientais no estado da Bahia, seus impactos e desafios. O episódio conta com apuração utilizando o Querido Diário, ferramenta de busca criada com o intuito de facilitar o acesso aos Diários Oficiais das cidades brasileiras, parecer técnico de Roberto Guimarães, professor da UFBA e especialista em riscos e prevenção de desastres, além do depoimento de quem sentiu na pele os efeitos da emergência climática, Laiana Lisboa, moradora de Ubaíra, uma das cidades atingidas por repetidas tragédias ambientais no estado. Para os agenciadores envolvidos, participar do projeto foi uma experiência enriquecedora.

“Chega a ser engraçado tentar resumir essa experiência. Ver o podcast publicado gera uma sensação de orgulho inexplicável, parece que foi ontem que estávamos fazendo a apuração para a matéria, escolhendo a logo e gravando a entrada. Foi preciso muito carinho e dedicação de cada agenciador para ver as peças se encaixando assim.” Afirmou Larissa.

Para ter acesso às produções do AGNCast, acesse o  perfil da Agência de Notícias pela plataforma de áudio Spotify e fique ligado nas redes sociais.

*Revisão feita por equipe da AGN


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *