Newsletter
Ciência e Cultura - Agência de notícias da Bahia
RSS Facebook Twitter Flickr
Atualizado em 28 DE abril DE 2013 ás 18:09

O fascinante jardim das borboletas

No MUHNAC-UL, as jornalistas formadas pela Facom-UFBA participam do Programa de Voluntários e Estagiários.

POR MARIANA ALCÂNTARA E MARIANA SEBASTIÃO* -DE LISBOA, PORTUGAL
alcmariana@gmail.com e marianasebastiao@gmail.com

A beleza e exuberância das borboletas encantam pessoas de todas as idades devido à variedade de cores, formas e padrões de suas asas. Mas como compreender as diferentes fases do desenvolvimento destes pequenos insetos? Esta é a proposta da atividade denominada Um Jardim de Borboletas, que faz parte da programação do Borboletário do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC).

Foto: Mariana Alcântara.

Foto: Mariana Alcântara.

Na tarde desta terça-feira, dia 16 de abril, uma turma composta por vinte crianças do 2º ano do ensino básico do Externato As Descobertas teve a oportunidade de acompanhar uma visita orientada com objetivo de aprender curiosidades sobre a dinâmica do ciclo de vida das borboletas. Logo no início, ocorreu uma breve explicação sobre a importância das plantas para estes animais, que gira em torno da alimentação, reprodução, proteção da chuva e calor excessivo, dentre outros fatores.

Foto: Mariana Alcântara.

Foto: Mariana Alcântara.

Durante o passeio, os pequenos estudantes também tiveram a oportunidade de regar as plantas e tocar nas lagartas e crisálidas. O final da atividade é marcado pela compreensão da existência de outros tipos de bichos que também habitam o Borboletário: aranhas, maria-café, formigas, dentre outros.

Foto: Mariana Alcântara.

Foto: Mariana Alcântara.

Para a bolseira do MUHNAC e monitora do Borboletário, Adriana Galveias, um dos principais objetivos da atividade é mostrar as diferentes espécies de borboletas que existem em Portugal. “Queremos sensibilizar nossos visitantes para a necessidade de conservação da natureza mostrando aquilo que é facilmente reconhecível no campo”, diz.

Confiram o vídeo produzido especialmente para a cobertura jornalística das estagiárias da Universidade Federal da Bahia, no Brasil, Mariana Alcântara e Mariana Sebastião!

*Mariana Alcântara é jornalista (Facom-UFBA), especialista em Jornalismo Científico e Tecnológico pela mesma faculdade, e mestre pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, dessa universidade.

*Mariana Sebastião é jornalista pela Facom-UFBA e estudante de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da mesma universidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *