Entender o papel do rádio nas cidades de Ilhéus e Itabuna, analisando a relação de seu surgimento com as identidades culturais locais, é o tema central da tese de doutorado de Eliana Cristina de Albuquerque
MATHEUS VIANNA*
O trabalho Entre o Global e o Local: Rádio e Identidades Culturais no Sul da Bahia, de autoria da pesquisadora Eliana Cristina de Albuquerque, defendido recentemente no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA (Poscultura), traz o debate da importância do rádio na construção identitária do Sul da Bahia e como a antiga e estereotipada identidade cultural local se relaciona com este meio. Para tanto, a autora traz na sua tese uma retrospectiva do rádio no país e na região, definições de identidade cultural, retrospectiva da construção do imaginário cultural local e como o rádio se encontra na disputa global-local da atualidade.
Segundo Eliana, o recorte geográfico foi feito devido a dois motivos: primeiro pela relação de afeto e convivência da autora com a área e, segundo, devido à importância cultural e socioeconômica das duas cidades estudadas, Ilhéus e Itabuna, para o estado da Bahia. Para entender a relação que as pessoas têm com o Rádio nessas cidades e na sociedade brasileira como um todo, a autora traça uma linha temporal, em seu texto, do surgimento, na década de 20, e da massificação, na década de 40, do rádio no país.
Essa relação do ouvinte com o meio é estudada de forma mais profunda evidenciando dois aspectos: a relação de companheirismo que o ouvinte tem com o rádio, devido a sua programação local que se relaciona com o cotidiano, e o controle das classes dominantes locais sobre as principais estações, resultando numa falta de questionamentos nos noticiários das cidades.
Outro aspecto importante elaborado durante a tese de doutorado é uma análise da identidade cultural que foi construída para o espaço estudado, trazendo diversos conceitos de identidade cultural, e como essa identidade historicamente construída modifica a produção e recepção do rádio. A autora traz diversos exemplos dessa identidade construída, citando o autor de maior importância para a região que é Jorge Amado, que contribuiu para caracterizar o Sul da Bahia como terra dos coronéis, terra do cacau ou terra de Gabriela, citando sua mais famosa personagem. Na pesquisa feita com pessoas das duas cidades, 49% tem como primeira ideia da região sendo a terra do cacau, dos coronéis ou de Gabriela. Voltando a questão do monopólio das estações de rádio pelas classes dominantes, Eliana analisa que tais principais estações contribuem para o fortalecimento desses estereótipos.
Por fim, a tese analisa o papel e as relações do rádio no atual mundo global, com o surgimento de diversos meios em curto espaço de tempo, como as redes sociais e a utilização de programação de rádio na Internet. Segundo a pesquisa, a grande dificuldade das rádios no Sul da Bahia para integrar-se no contexto global é a falta de investimento nos radialistas e nos equipamentos. Entretanto, o maior foco das informações serem no cotidiano das cidades resulta numa maior fidelidade da população com as rádios, já que a televisão oferece pouquíssimos conteúdos relacionados ao local, ao dia-a-dia.
*Graduando em Jornalismo na Universidade Federal da Bahia e bolsista da Agência de Notícias Ciência e Cultura