Harry Kroto provou que as estrelas podiam produzir cadeias de carbono além de a existência de moléculas do tipo C60 - com estrutura cíclica e 60 átomos de carbono
Da Redação
agencia@cienciaecultura.net
Como parte das comemorações dos 60 anos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ano Internacional da Química (AIQ 2011), a Universidade Federal da Bahia (Ufba) recebe o Prof. Sir Harry Kroto, da Universidade do Estado da Flórida (USA), que irá proferir uma palestra sobre “Criatividade Sem Fronteiras”, sexta (25) às 16h, no Salão Nobre da Reitoria da Ufba.
Harold Walter Kroto (Harry Kroto) é um químico britânico agraciado com o Nobel de Química de 1996. A maior parte de sua carreira docente transcorreu na Universidade de Sussex na Inglaterra e atualmente leciona na Universidade do Estado da Flórida.
Nos anos 1970 ele lançou um programa de pesquisa para buscar cadeias de carbono no espaço cósmico. Seus estudos iniciais detectaram a molécula cianoacetileno, H-C≡C-C≡N. O grupo de Sir Kroto buscava evidências espectrais de moléculas ainda mais longas, tais como o cianobutadieno, H-C=C-C=C-C≡N e o cianohexatrieno, H-C=C-C=C-C=C-C≡N, e as encontrou entre 1975 e 1978.
Em 1985, um experimento não apenas provou que as estrelas podiam produzir as cadeias de carbono, mas também revelou um resultado surpreendente – a existência de moléculas do tipo C60 – com estrutura cíclica e 60 átomos de carbono – que foi denominada de fulereno. O Prêmio Nobel de Química de 1996 foi dividido entre o próprio Kroto, Robert F. Curl Jr. e Richard E. Smalley (falecido em 2005), ambos da Rice University, Texas (USA).
Atualmente Sir Kroto realiza pesquisas em Nanociência e Nanotecnologia e dedica parte de seu tempo e esforços para divulgação científica, por meio da Fundação Vega na Inglaterra (www.vega.org.uk).
O evento é uma promoção Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com o apoio da Fundação Conrado Wessel (FCW), Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Energia e Ambiente (INCT E&A) e Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
A conferência contará com serviço de tradução simultânea, do inglês para português. Para utilizar esse serviço, os participantes deverão retirar o fone de ouvidomediante a entrega de um documento por usuário.
Transmissão ao vivo pela internet: http://aovivo.ufba.br/cnpq60anos. (O acesso à transmissão ao vivo estará disponível no dia 25/11/2011, a partir das 16 horas).
______________________
Prêmio Nobel de Química é a principal atração da SNCT na Bahia
Prêmio Nobel ministra conferência na Ufba
Entrevistas – Martin Chalfie