De Portugal, as jornalistas Mariana Alcântara e Mariana Sebastião participam do Programa de Voluntários e Estagiários do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC-UL).
POR MARIANA ALCÂNTARA E MARIANA SEBASTIÃO* -DE LISBOA, PORTUGAL
alcmariana@gmail.com e marianasebastiao@gmail.com
Quase tudo sobre Dinos é o título ideal para descrever a dinâmica envolvida na exposição sobre os dinossauros instalada no Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC). Todo tipo de informação sobre estes animais está disponível para os visitantes, sejam eles crianças ou adultos, por meio de um passeio orientado pelo espaço.
No que diz respeito ao público infantil, os monitores contam, por meio de uma linguagem lúdica e dinâmica, as fascinantes histórias sobre como foram encontrados os primeiros fósseis destes animais na China, na América, na Inglaterra, dentre outras localidades. E foi na quarta-feira, dia 17 de abril, que os alunos do Centro de Educação Infantil Os Letrinhas visitaram esse instigante ambiente.
Os pequenos frequentadores do MUHNAC tiveram a oportunidade de aprender sobre o que são hipóteses, como os cientistas localizam os fósseis dos dinossauros nos sítios paleontológicos, quais características tinham quando estes bichos habitavam o Planeta, como se reproduziam e assim por diante. Os miúdos também puderam tocar em algumas réplicas de fósseis e em fósseis originais, além de aprender sobre a teoria da extinção em massa dos dinossauros e sobre os animais que hoje são considerados os seus “primos”.
De acordo com Joana Reis, geóloga, colaboradora e bolseira do MUHNAC, trata-se de uma exposição genérica e transversal sobre o tema, que pode ser direcionada tanto para um grupo de alunos pré-escolares e do ensino secundário, quanto para o público em geral. “Apresentamos uma introdução inicial sobre a história dos dinossauros, explicamos as diferenças entre carnívoros e herbívoros, os seus diferentes tamanhos, que a extinção em massa não foi uma coisa tão simples e não ocorreu de um dia para o outro”, diz.
Para Patrícia Azevedo, colaboradora do MUHNAC e monitora da atividade, a importância dessa exposição para crianças em idade pré-escolar centra-se, sobretudo, no fato de ser um tema de que gostam bastante. “Após fazerem uma visita ao museu, os professores podem aprofundar alguns assuntos em sala de aula. É por meio destas oportunidades que passamos a mensagem sobre importância da investigação científica nesta área”.
A professora do Centro de Educação Infantil Os Letrinhas, Patrícia Francisco, reforça o discurso das colaboradoras do MUHNAC. Segundo ela, ao proporcionar este educativo passeio aos seus alunos, a escola encontra uma maneira de “mantê-los em contato com outras culturas, com tudo que envolve a história, não só de Portugal, mas também do mundo”. Link do vídeo no YouTube.
+MAIS
Visitas ao Museu como Atividade Educativa para o Público Infantil
Professores, assistam ao depoimento em vídeo da professora do Centro de Educação Infantil Os Letrinhas, Patrícia Francisco, que fala sobre a importância das visitas ao museu como atividade educativa!
*Mariana Alcântara é jornalista (Facom-UFBA), especialista em Jornalismo Científico e Tecnológico pela mesma faculdade, e mestre pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, dessa universidade.
*Mariana Sebastião é jornalista pela Facom-UFBA e estudante de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da mesma universidade.