Repositório Institucional pretende reunir, em ambiente virtual, conjunto da produção científica e acadêmica da Ufba e ampliar visibilidade de pesquisadores e Universidade
Por Wagner Ferreira
wagner.ferreira@ufba.br
Em funcionamento desde 2009, porém ainda pouco divulgado, o Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (Portal do Conhecimento), tem o propósito de preservar e disseminar a produção acadêmica da instituição, como teses, dissertações, livros, entre outras produções.
A iniciativa da criação de um repositório foi da pesquisadora Flávia Goulart Garcia Rosa, que desenvolveu o projeto ao longo da sua tese de Doutorado em Cultura e Sociedade pela Faculdade de Comunicação da Ufba – Facom, sob a orientação do professor Marcos Palácios. Garcia Rosa tomou como base a experiência da Universidade do Minho, em Portugal.
A instituição lusitana foi referência para a implantação do banco de dados do repositório da Ufba, por utilizar um sistema de software livre, que atende às normas internacionais de acesso a produções acadêmicas.
Logo após a sua defesa de tese na Facom, em 2o de abril, a pesquisadora falou da importância da criação de um repositório dentro de uma política de acesso aberto da Universidade.
Flávia Goulart Garcia Rosa fala sobre o Repositório Institucional
Parabenizo a pesquisadora e a Ufba pela criação do Repositório Institucional, que permitirá o acesso às publicações da Universidade.
lo que yo queria, gracias