Cerimônia de abertura homenageou os professores: Mercedes Chaves, pela sua tragetória de lutas políticas e Jaan Valsiner, considerado um dos mais produtivos pesquisadores da atualidade na área de Psicologia do Desenvolvimento
Por Marília Mariotti*
marilia.mariotti@gmail.com
Foi aberto oficialmente em Salvador o 7º Congresso Norte Nordeste de Psicologia (Conpsi), segundo maior evento da área no Brasil. Este ano tem como tema central: ” As Práticas e Saberes Psicológicos e suas Interconexões”. Desde a sua primeira edição, em 1999, quando foi criado o congresso, retorna à Bahia a cada dois anos.
O evento, que acontece em cidades das regiões norte-nordeste, está sendo realizado no Centro de Convenções da Bahia desde quarta-feira (11) e segue até o dia 14 de maio. A promoção é do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em parceria com o Conselho Regional de Psicologia. O encontro ainda conta com mais de 6.000 participantes entre estudantes, profissionais da área e pesquisadores.
Durante o discurso, a professora Sônia Gondim, atual vice-diretora do Instituto de Psicologia da Ufba, destacou que este ano mais da metade dos trabalhos inscritos estão dentro do campo da psicologia social e se voltam para a questão dos direitos humanos.
A reitora da Ufba, Dora Leal Rosa, também esteve presente durante a solenidade e, em sua explanação de boas vindas, saudou os participantes vindos de fora. Ela ressaltou a importäncia de que eventos científicos ocorram fora do eixo sul- sudeste e sugeriu: “espero que nas próximas edições as interconexões de saberes também possam ocorrer com outras áreas do conhecimento”, lembrando a multidisciplinariedade do evento.
Homenagens aos precursores da psicologia baiana
A cerimônia de abertura homenageou os professores, Mercedes Cunha Chaves e Jaan Valsiner. Um video em memória, produzido pelo Labvideo da Faculdade de Comunicação da Ufba (Facom), destacou a tragetória de lutas políticas de Mercedes Chaves. A professora reconhecida como uma das mulheres pioneiras na psicologia na Bahia e no Brasil, ajudou a fundar o curso de psicologia na Ufba, o Conselho Regional de Psicologia e também da Associação dos Professores Universitários da Bahia (Apub), teve seu trabalho definido pelo diretor do Instituto de Psicologia, o professor Antônio Marcos Chaves, como “apaixonante e comprometido com os problemas sociais de sua época”.
Em reconhecimento à contribuição de seu trabalho para a Psicologia, foi entregue ao professor Jaan Valsiner uma placa em sua homenagem. Valsiner é considerado um dos mais produtivos pesquisadores da atualidade na área de Psicologia do Desenvolvimento.
*Estudande de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da Ufba – Facom
Marília,
Desconsidere o anterior…cliquei antes de reler
Não sei exatamente quais são os critérios para julgar um bom texto, porém, posso afirmar com toda segurança e consumidora de revistas e publicações:
Seu trabalho ofereceu um leitura boa, técnica, fácil e clara
seu texto está muito bom. Parabéns e continue assim!!
Bjinhos
Parabéns.
A reportagem está redigida com clareza, objetividade e precisão. A combinação do texto com a foto ficou excelente. Continue escrevendo assim ou melhor.
A reportagem está muito boa, não achei diferente das que leio nas revistas e jornais, está apenas começando e já mostra que leva jeito. Parabens e sucesso.