Alunos do curso de Engenharia Agronômica da UNEB foram premiados no I Simpósio Nacional de Estudos para Produção Vegetal no Semiárido.
SHEILA FEITOSA*
Dois trabalhos científicos de estudantes do Curso de Engenharia Agronômica do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, região Norte do Estado, foram premiados no I Simpósio Nacional de Estudos para Produção Vegetal no Semiárido (SINPROVS), que aconteceu no fim do mês de maio, nos municípios de Triunfo e Serra Talhada em Pernambuco.
O evento promoveu o intercambio de atividades de pesquisas realizadas em algumas Universidades do país e abordou temas relacionados a impactos das mudanças climáticas e reuso da água na produção agrícola.
Os graduandos da Uneb analisaram a utilização de água com elevado teor de sais em culturas da região do Semiárido e obtiveram a segunda e terceira colocação no Simpósio.
As pesquisas integram o projeto Substituição Temporal de Água Salobra no Desenvolvimento de Plantas Hortículas e é coordenado pelo professor da Uneb, Emanuel Ernesto Fernandes Santos.
Pesquisas – O estudante do sexto período do curso de Engenharia Agronômica da Uneb Wilian José dos Santos analisou a utilização de diferentes níveis de água salobra em cultivos de gergelim (Sesamum indicum).
A pesquisa intitulada Desenvolvimento de Genótipo do Gergelim sob Irrigação com Água sob Diferentes tipos de Condutividade Elétrica conseguiu a segunda colocação no SINPROSVS. Para o estudante, premiações como essa incentiva a produção da pesquisa dentro da Universidade.
“Participar de eventos dessa natureza é importante porque as pesquisas produzidas no Departamento não ficam restritas só a Universidade. O projeto também me incentivou a abrir os olhos quanto aos problemas existentes no Semiárido e mostra-se como alternativa para substituição de água salobra em cultivos”, ressaltou o estudante.
Outro trabalho também premiado no Simpósio foi a pesquisa Substituição Temporal de Água Salobra no Desenvolvimento da Moranga, conhecida como jerimum (Cucurbita máxima duchesne).O experimento realizado pelo estudante do curso de Engenharia Agronômica da Uneb, Emerson Nunes da Silva, buscou avaliar o período mais critico e o período mais indicado para utilização de água salobra nessa cultura.
A pesquisa foi realizada em 2013 com um ciclo de produção de 120 dias. De acordo com o estudante, o experimento tem o intuito de substituir água com baixa concentração de sais, que é utilizada na irrigação, por água salobra sem causar danos ao solo e a produtividade da planta.
“O objetivo desse trabalho é mostrar para o produtor rural o período mais indicado para substituir água com baixa concentração de sais, por água salobra em diferentes cultivos e assim economizar a água utilizada na irrigação”, explicou o estudante.
Premiação – O professor da Uneb e coordenador da pesquisa Emanuel Ernesto Santos destacou que a premiação dos trabalhos é importante para a instituição e para os alunos. “Incentivar a produção da pesquisa na Universidade mostra o resultado da evolução dos nossos trabalhos nessa linha de pesquisa”, finalizou o professor.
*Sheila Feitosa é estagiária do Núcleo de Assessoria de Comunicação/ DTCS