Newsletter
Ciência e Cultura - Agência de notícias da Bahia
RSS Facebook Twitter Flickr
Atualizado em 6 DE novembro DE 2011 ás 12:07

Acta 11 divulga produção científica e Cultural da Ufba

O objetivo do evento é a divulgação do conhecimento produzido na universidade, fazendo com que a comunidade tenha acesso a essa produção

Da Redação
agencia@cienciaecultura.net

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) é referência em pesquisa na Bahia, é também a principal produtora de pesquisa do estado com 530 grupos de pesquisa registrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Dos 2.203 pesquisadores ativos, 219 são Bolsistas de Produtividade do CNPq, 20 classificados no nível máximo 1-A. Com tanta pesquisa a Ufba precisava de um evento para divulgar suas produções científicas, artísticas e culturais, por isso o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) idealizou a Semana de Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia (Acta 11), que será realizada de 7 a 11 de novembro na Ufba. Para fazer inscrição acesse o site do evento.

A extensa programação do evento agrega painés, oficinas, mini cursos e fóruns de debates. Os eventos afiliados são muitos e englobam diversas áreas do conhecimento.

Para o pró-reitor de Pesquisa, Criação e Inovação da Ufba, o professor Marcelo Embiruçu, a expectativa para o evento entre a comunidade acadêmica é “muito positiva, visto que estaremos abrigando dezenas de eventos simultaneamente, em todas as áreas do conhecimento, em todos os campi da Ufba, tendo, inclusive, suspendido as aulas durante dois dias (terça e quarta) na semana”.

Com um total de aproximadamente 32.412 estudantes matriculados, sendo 28.477 em cursos de graduação e 3.935 em cursos de pós-graduação a Ufba tem muita pesquisa para divulgar entre a comunidade.  Em 2010, foram oferecidas 8,5 mil vagas em 112 cursos de graduação. A Ufba tem 103 cursos de pós-graduação estrito senso (61 mestrados e 42 doutorados). Em 2009, foram concluídas 218 teses de doutorado e 682 dissertações de mestrado, totalizando 900 egressos da pós-graduação.

O objetivo do evento é a divulgação do conhecimento produzido na universidade, fazendo com que a comunidade tenha acesso a essa produção. Entre os envolvidos diretamente no evento estão professores, técnicos e estudantes, de graduação e pós-graduação, o que representa um total de 45.000 pessoas pensando e contribuindo para a Acta 11.

O pró-reitor de Pesquisa, Criação e Inovação da Ufba explica como surgiu a ideia do Conselho Superior em realizar um evento dessa proproção.Esta ideia surgiu a partir de uma proposição da Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Invoação (PROPCI). A ideia era que pudéssemos criar um grande evento guarda-chuva (a ACTA 11), que pudesse contemplar todo o tripé de atividades acadêmicas (pesquisa, ensino e extensão), envolvendo todos os segmentos da universidade (estudantes, docentes e técnicos-administrativos), além da sociedade em geral, em um evento multidisciplinar, de alcance local, regional, nacional e internacional”, destaca Embiruçu.

Com informações do site da Acta 11.

Notícias relacionadas

___________________

Seminário de Museologia promove debates na Ufba durante a Acta

II Semex discute institucionalização da Extensão Universitária na Acta

Seminário de Museologia promove debates na Ufba durante a Acta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *