A programação do evento é gratuita e conta com palestras e mesas de debate com autores locais, nacionais e internacionais, além de apresentações musicais
Por Adriana Santana*
asantana.cultura@gmail.com
De 11 a 16 de outubro acontece no Conjunto do Carmo, na Praça da Aclamação, em Cachoeira, a I Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica). A programação do evento é gratuita e conta com palestras e mesas de debate com autores locais, nacionais e internacionais, além de apresentações musicais. As inscrições já foram encerradas, mas a programação ainda pode ser acompanhada no Pátio do Telão, mediante inscrição no site.
O evento, que se configura enquanto a primeira festa literária da Bahia, espera receber mais de dez mil visitantes. O intuito é unir a cultura ao turismo e nesse sentido, a cidade de Cachoeira, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como Monumento Nacional, foi escolhida estrategicamente. “A Bahia, com toda sua tradição literária, não poderia deixar de ter uma festa literária, e esta não poderia deixar de ser em uma cidade histórica, relativamente pequena e aprazível como Cachoeira”, afirma o curador do evento, Aurélio Schommer.
Entre os palestrantes, estão o historiador, membro da Academia de Letras da Bahia e diretor da Fundação Pedro Calmon, Ubiratan Castro; o professor da Faculdade de Comunicação (Facom/Ufba) e referência nacional em cibercultura, André Lemos ; primeira juíza negra do Brasil e desembargadora substituta do Tribunal de Justiça da Bahia, Luislinda Valois; jornalista, escritor, crítico literário e membro da Academia de Letras do Brasil, Hélio Pólvora e a professora associada da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Liv Sovik.
Já a programação musical é composta pela Orkestra Rumpilezz, Baiana System, Magary, Samba de Roda Suerdieck, Percussivo Mundo Novo e Clécia Queiroz. As apresentações serão realizadas no Palco Cachoeira, na UFRB. Entre os dias 12 e 16 de outubro, a Flica receberá ainda uma programação paralela, organizada pela Fundação Pedro Calmon (Secult/BA), em parceria com o Pouso da Palavra. A programação é composta por contação de histórias, recital, lançamento de livros, sessões de autógrafos, debates e outras atividades.
A Flica é realizada pela Putzgrillo! Cultura, com patrocínio do Governo do Estado da Bahia – através do Fazcultura, Bahiatursa, Secretaria do Turismo, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda – e da operadora de telefonia Oi.
A programação completa pode ser acessada em http://www.flica2011.com.br.
Serviço
O quê: I Festa Literária Internacional de Cachoeira – Flica
Onde: Conjunto do Carmo, na Praça da Aclamação, em Cachoeira
Quando: De 11 a 16 de outubro
Quanto: Grátis
Com informações de http://www.flica2011.com.br e da Assessoria de Comunicação da I Flica
*Estudante de Produção Cultural da Faculdade de Comunicação da Ufba – Facom