O evento terá a presença do professor Rodrigo de Camargo Godoi, da UNICAMP, que trará elementos biográficos da vida de Francisco de Paula Brito, um dos mais importantes editores brasileiros do século XIX
AGENDA UFBA
A conferência Francisco de Paula Brito: raça, cidadania e leis da imprensa no império do Brasil, que será realizada pelo professor Rodrigo de Camargo Godoi, da UNICAMP, apresentará elementos biográficos da vida de Francisco de Paula Brito, um dos mais importantes editores brasileiros do século XIX. Enquanto homem negro em um meio intelectual branco, a trajetória deste editor é analisada em torno das questões raciais que demarcavam os lugares sociais na sociedade escravista de então. A temática foi explorada a fundo em livro recém publicado pelo conferencista: Um editor no Império: Francisco de Paula Brito (1809-1861) (Edusp; Fapesp, 2016).
Sobre o conferencista - Rodrigo Camargo de Godoi, Professor de Brasil Império no Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH-Unicamp). Na Unicamp, é pesquisador do Centro de Pesquisa em História Social da Cultura (Cecult), onde investiga e orienta temas relacionados à História dos Impressos, do Racismo e da Literatura no século XIX. Graduado em História (2006), mestre em Teoria e História Literária (2010) e doutor em História (2014). Organizou o volume O Futuro, sexto da Coleção Crônicas de Machado de Assis (Ed. da Unicamp, 2014) e é autor de Um editor no Império: Francisco de Paula Brito (1809-1861) (Edusp; Fapesp, 2016).
Serviço
O quê: Conferência Francisco de Paula Brito: raça, cidadania e leis da imprensa no império do Brasil
Quando: 5 de abril de 2019, das 10h às 12h.
Onde: Auditório Raul Seixas, São Lázaro – Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Quanto: Gratuito
Contato: efiba2019@gmail.com
Realização: Programa de Pós-Graduação em História da UFBA