Newsletter
Ciência e Cultura - Agência de notícias da Bahia
RSS Facebook Twitter Flickr
Atualizado em 26 DE agosto DE 2011 ás 18:20

Escola de música da Ufba recebe alunos da Julliard School para intercâmbio de jazz

Alunos da Julliard School tocam no sábado em comemoração ao aniversário de 12 anos da Jam no MAM

Por Mariana de Paula*
maridepaula23@gmail.com

Após a realização de uma oficina sobre Jazz e Improvisação para os estudantes do curso de Música Popular da Universidade Federal da Bahia (Ufba), ministradas pelos alunos da Julliard School, de Nova Iorque, nos dias 23 a 25 deste mês, o grupo fará duas apresentações para o encerramento de suas atividades em Salvador. Uma será nesta sexta (26), no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura, às 18h e a outra no sábado (27), às 18h. O evento acontece em comemoração 12 º aniversário da Jam no MAM.

Para o professor da Escola de Música da Ufba (Emus), Roney Scott, um dos organizadores da oficina, é extremamente importante esse aprendizado. “Levando em consideração que a improvisação, elemento fundamental do jazz, é estudada em academias a mais de 100 anos nos Estados Unidos, no Brasil a música popular tem sido pesquisada muito recentemente e de forma pontual, um bom exemplo disso é a graduação em Música Popular da Ufba, que só foi criada em 2009”, destaca o professor.

Alunos da Julliard School tocam no aniversário da Jam no MAM

Um dos participantes da oficina, o graduando de música popular, Carlos Alberto, define a oportunidade do aprendizado e o contato com os alunos da instituição como bastante válida para o seu crescimento no decorrer de sua formação acadêmica.

Julliard School – Fundada em 1905, a Julliard School é uma das maiores e conceituadas instituições de ensino das artes cênicas e de música no mundo. Através do Programa de Intercâmbio e Residência Artística, seus alunos permanecem dez dias em Salvador compartilhando vivências e experiências musicais.

Jam no MAM – A Jam no MAM tem direção artística do músico Ivan Huol e é realizada todos os sábados no MAM, a partir das 18h. Esse projeto é uma continuação das Jam Sessions, que eram promovidas entre 1993 e 2001 em Salvador, chamadas Jazz no MAM. Em 2007, o projeto passou a acontecer na área externa do museu assumindo o apelido pelo qual já era conhecido pelos seus frequentadores: Jam no MAM.

Serviço

Dia 25/08/2011 – Apresentação aberta ao público, a partir das 18h.
Local – Auditório da Escola de Música.
Dia 26/08/2011
Palestra seguida do espetáculo “Requiem in Blues – Eulogy for Uncle Sam: O conjunto de transformações”
Os ingressos serão trocados uma hora antes no local por 1kg de alimento.
Local - Teatro Eva Herz da Livraria Cultura, às 18h
Dia 27/08/2011
O grupo da Julliard abrirá o show da Jam MAM em comemoração ao aniversário de 12 anos do evento, a partir das 18h, com ingressos a R$ 5 (cinco reais).
Local – Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), Avenida Contorno, Salvador-Ba.

*Estudante de Produção Cultural da Faculdade de Comunicação da Ufba – Facom

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *