Durante todo mês de abril estudante e pesquisadores da Ufba - que estudam sobre o tema Reforma Agrária - estarão reunidos na III Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária. Essa edição homenageia os 20 anos do massacre do Eldorado dos Carajás, que ocasionou na morte de 19 sem-terra, no dia 17 de abril de 1996, em Eldorado dos Carajás, no sul do Pará.
“A violência do campo no Brasil: 20 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás – As castanheiras lembram e você?” é o tema da III Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária, que está acontecendo durante todo mês de abril, na Universidade Federal da Bahia (Ufba).
Espaços de discussão, rodas de diálogo, oficinas, exibição de filmes, feira da reforma agrária, todos abordaram a questão agrária no Brasil e qual a participação da universidade nelas. Além de discussões com temas acerca da violência no campo, produção de alimentos, o fechamento das escolas do campo, políticas públicas, habitação, entre outros. A conferência de encerramento do evento será no dia 27/04, na Reitoria da Ufba, com o tema: “Reforma Agrária e Universidade: 70 anos de demandas e desafios”. Confira aqui a programação completa.
O evento é organizado pelos grupos de pesquisa e estudos Geografar (GeografAR – A Geografia dos Assentamentos na Área Rural), LEPEL (Linha de Estudo e Pesquisa em Educação Física & Esporte e Lazer), GEPEC (Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo da UFBA), NEPA (Núcleo de Estudos e Práticas em Práticas Agrárias) e NERA (Núcleo de Estudos Regionais e Agrários da UFBA).
Serviço
O que: III Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária
Quando: 6 a 29 de abril
Onde: Unidades da Ufba
Mais informações: https://www.facebook.com/jornadauniversitariadefesareformaagraria/