Projeto desenvolvido pela Agência Experimental alia teoria e prática para estudar e desenvolver ações relacionadas à cultura popular e a movimentos sociais
Por Marília Moura*
marideologia@gmail.com
O Jornal da Agência Experimental (JáÉ) é um produto sem fins lucrativos idealizado e produzido pelos membros da Agência Experimental, projeto de extensão da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Interessados em colaborar com textos (informações, denúncias e histórias) ou imagens (fotografias e ilustrações) para a segunda edição do jornal, podem enviar o material até o dia 15 de novembro para o email jae.agenciaexperimental@gmail.com.
Em sintonia com o trabalho desenvolvido pela Agência Experimental, que alia teoria e prática para estudar e desenvolver ações relacionadas à cultura popular e a movimentos sociais, o JáÉ pode ser definido como um veículo de comunicação que propõe um diálogo entre as comunidades de Salvador, especificamente dos bairros vizinhos a Ufba e do subúrbio (região na qual a Agência desenvolve outros projetos), movimentos sociais e a Universidade.
Todos podem ser colaboradores do Jornal, especialmente estudantes e moradores das comunidades. “Na editoria Território Livre entra de tudo, poesia, contos, crônicas e até ilustrações, mas nas outras: Politiquês, Comuna e Entre na roda, respectivamente sobre movimentos sociais, notícias das comunidades e cultura popular, publicamos textos que estejam dentro dos temas propostos”, ressaltou Daniele Rodrigues, membro da Agência Experimental e editora do JáÉ.
Cidadania – Segundo Daniele Rodrigues, através da criação de um espaço para a expressão e, principalmente, para a identificação, o JáÉ colabora para a emancipação cidadã das comunidades envolvidas. “É incrível como as pessoas se identificam quando veem pessoas conhecidas no Jornal e se animam, mas infelizmente, ao mesmo tempo não acreditam que possam escrever elas mesmas. Querem que a gente fale sobre os lugares, mas não se veem em posição de falar”, declarou a editora do Jornal. Ela também afirma que a publicação contribui para a conscientização dos estudantes em relação ao direito de comunicar. Daniele ressalta o quanto é relevante para os estudantes saber que “não precisamos apenas consumir informação, mas também gerar em uma escala razoável, fora dos grandes meios. A ideia é que estudantes de outros cursos e pessoas das comunidades escrevam a maior parte dos textos do jornal”. No entanto, ela declarou que tem sido difícil articular isso.
Repercussão – A primeira edição do JáÉ foi lançada em versão online e impressa no primeiro semestre de 2011. A tiragem da primeira edição foi de 1000 exemplares e segundo Daniele, alcançou uma boa repercussão, tanto nas comunidades, como na Universidade. “As pessoas nas comunidades se identificam com o retratado, já na Universidade o Jornal tem sido visto como uma boa iniciativa, já que ironicamente há poucos veículos de comunicação na Faculdade de Comunicação da Ufba”, informou a editora da publicação.
Serviço
O quê: Envio de textos para o JáÉ
Quando: até 15 de novembro
Contato: jae.agenciaexperimental@gmail.com
Site: http://jaeonline.wordpress.com/
*Estudante de Produção Cultural da Faculdade de Comunicação da Ufba – Facom