País concordou em reduzir até 2012 suas emissões de carbono a 6% menos que os níveis registrados em 1990, mas, em vez disso, suas emissões aumentaram consideravelmente
Da Redação
agencia@cienciaecultura.net
Sob a alegação do pagamento de multas de até 13,6 bilhões de dólares por não ter cumprido as metas redução das emissões de gases do efeito estufa, o Canadá se retira do Protocolo de Kioto. A declaração foi do ministro canadense do Meio Ambiente, Peter Kent na segunda-feira (12).
“Estamos invocando o direito legal do Canadá de abandonar formalmente (o Protocolo de) Kioto”, diz Kent, após a conferência da ONU sobre o aquecimento global encerrada no domingo em Durban, África do Sul. “Kioto não funciona e o Canadá corre o risco de pagar multas de vários bilhões de dólares se permanecer neste acordo”, completa Kent.
O Protocolo de Kioto, fechado em 1997, é o único tratado global que fixa reduções de emissões globais de carbono. Com exceção dos Estados Unidos, que não é signatário do acordo, as reduções fixadas afetam exclusivamente os países ricos e não os grandes emergentes como China ou Índia.
Sob o Protocolo de Kioto, o Canadá concordou em reduzir até 2012 suas emissões de carbono a 6% menos que os níveis registrados em 1990, mas, em vez disso, suas emissões aumentaram consideravelmente. Os representantes de cerca de 190 países aprovaram no domingo na conferência da ONU sobre o clima de Durban um mapa do caminho para um acordo global em 2015 destinado a reduzir as emissões de gás de efeito estufa.
Informações da Exame___________________
“Um dia depois de Amanhã” é exibido no Cinema Comentado da SNCT
Pesquisa aponta consequências das mudanças climáticas na Bahia
________
Compreendendo o Aquecimento Global no cotidiano