Evento pretende discutir diversidade na universidade através do projeto “Viva a Xoça!” na Semana de Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia (Acta)
Da Redação
agencia@cienciaecultura.net
No dia 8 de novembro, a partir das 9h, a Universidade Federal da Bahia (Ufba) pretende discutir sobre diversidade na universidade através do projeto “Viva a Xoça!”, que é parte da programação da Semana de Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia da Ufba (Acta). O evento pretende proporcionar uma vivência da cultura indígena e chamar a atenção para temas que envolvem a democratização do acesso ao ensino.
A Xoça, na tradição Pataxó, é uma moradia nômade e temporária que serve para demarcar a ocupação de território. Atualmente, tem sido um símbolo utilizado em manifestações políticas de afirmação da cultura da etnia.
O evento começa com o ritual de construção da Xoça, em que todos os presentes podem participar. A partir de então, é iniciada a roda de conversa com o tema central “Diversidade na Universidade”, que se estende durante todo o dia, sendo intercalada por apresentações do Awê, ritual pataxó, e intervenções artísticas diversas.
A roda traz subtemas como acessibilidade, inclusão e democratização dos saberes, filosofia e alteridade, ações afirmativas e a lei nº 11.645, que garante a inclusão da história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo oficial da rede de ensino. Os subtemas serão abordados ao longo do dia e o evento será encerrado às 17h, com um grande sarau.
O evento “Viva a Xoça!” é uma realização dos Programas de Educação Tutorial em Comunicação (PET´s): Comunidades Indígenas, Filosofia, Comunicação, Letras e Comunidades Populares.
Serviço
O quê: Viva a Xoça! – Acta
Quando: 8 de novembro (terça-feira), a partir das 9h.
Onde: Área externa do Instituto de Letras da Ufba, campus de Ondina.
Programação
9h – Construção da Xoça
10h – Roda de conversa com os subtemas “filosofia e alteridade” e “acessibilidade”
12h – Intervalo para almoço
14h – Roda de conversa com os subtemas “inclusão e democratização dos saberes”, “ações afirmativas” e “lei nº11.645”.
17h – Sarau
Com informações do Programa de Educação Tutorial em Comunicação da Ufba Petcom