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Atualizado em 21 DE outubro DE 2011 ás 21:50

Workshop “Web TV Minuto da Ciência” dissemina conhecimento científico

Divulgar e popularizar o conhecimento científico são as bases do projeto

Por Ítalo Cerqueira*
italo.lirio@gmail.com

Transmitir o conhecimento científico de uma forma, simples e objetiva para que qualquer pessoa possa entender parece uma tarefa difícil? Este foi o dilema que o Workshop “Web TV Minuto da Ciência” tentou superar. A atividade foi realizado no último dia 19, na sala 14 da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Participantes do workshop

Idealizado pela professora da Facom, Simone Bortoliero e ministrado pela mestranda do Programa de Pós-Graduação Cultura e Sociedade (PósCult), Mariana Alcântara e pela doutoranda do PósCult, Márcia Rocha, o curso tem em sua proposta ensinar os pesquisadores a criar roteiros de vídeos de 2 a 4 minutos de forma simples, clara e objetiva para que um público heterogêneo possa compreender e ser informado das pesquisas que estão sendo realizadas pela comunidade acadêmica, é uma forma de simplificar o cientifiquês e disseminar o conhecimento científico de maneira mais abrangente.

Web TV

De acordo com Mariana Alcântara, a professora Simone Bortoliero já trabalhava com estudantes do ensino médio em seu projeto “Percepção Pública da Ciência e tecnologia através dos meios de comunicação: o uso de tecnologias emergentes (celulares) na produção de vídeos científicos para o público jovem em Salvador – Bahia”, cujo objetivo é a produção de vídeos, pelos próprios estudantes, de 2 a 4 minutos a partir de câmeras de celular com a abordagem de temáticas científicas. Contudo, ela ainda não havia trabalhado com a comunidade acadêmica, mais precisamente os pesquisadores e eis que surge a ideia de se montar uma “Web TV Minuto da Ciência.” Para mais informações visite o blog do projeto.

Professora Simone Bortoliero apresenta site da Agência de Notícias em CT&I

Bortoliero ao ser questionada sobre a carência técnica de produção de vídeo na comunidade científica baiana, afirma que “os professores da Ufba não têm esta experiência, esta é a primeira experiência que vamos começar a implantar na Federal, então se terá a experiência de produzir material para o portfólio de uso da instituição. Esta é uma tentativa, inovadora”.

O projeto surge “com o que nós estamos vivendo na Agência de Notícias, da necessidade de termos um veículo que pudesse divulgar as pesquisas dos pares, professores e cientistas da Bahia, de diferentes modos”, revela professora Simone, cujo objetivo é irradiar o conhecimento científico para toda sociedade, além de fornecer conteúdo para diversos outros profissionais, como jornalistas e produtores culturais e deixar em foco o que a Ufba  pesquisa, ou seja, “divulgar e popularizar o conhecimento”, conclui.

A Web TV será aberta para comunidade científica, ou seja, qualquer pesquisador que queira divulgar seus vídeos, seja de algum congresso que esteja participando ou de seu projeto científico que esteja sendo desenvolvido serão divulgados no site, basta enviá-los para a equipe responsável. Ele se dividirá em algumas temáticas: “Diários”, no qual o pesquisador será mostrado como um trabalhador normal e será uma tentativa de desmistificar a ideia de que pesquisadores e cientistas são aqueles seres que vivem de jaleco branco o tempo inteiro; já em “Mostrando o Cotidiano”, pessoas serão entrevistadas dentro de ônibus, nas ruas, sobre suas impressões do mundo científico; por fim, “Laboratórios da Cidade” será um quadro dedicado a tecnologias idealizadas pela população comum. O lançamento da WebTV está previsto para novembro deste ano.

Workshop

Pontapé inicial para implementação da proposta da “Web TV Minuto da Ciência”, o workshop visa ensinar aos pesquisadores como elaborar vídeos em uma linguagem mais simples, desvinculando-se de uma linguagem mais rebuscada de seu âmbito de trabalho, para isso a linguagem jornalística foi eleita para mediar a comunicação entre as esferas da sociedade.

O workshop do dia 19, contou com a presença de 8 pessoas, representantes das áreas de saúde, biológicas e humanas. Para o mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, Jailson Alves dos Santos, o workshop foi importante pelo fato de “ter contato com uma ferramenta que possibilita criar e disponibilizar vídeos ou outros tipos de programas ou softwares na internet, que alunos e professores possam acessar pode ser uma boa ideia para difundir o conhecimento”. Já para a docente da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Aline Brito, há certa dificuldade em se comunicar de maneira mais simples, pois “eles são muito enquadrados, não têm uma linguagem para o jovem, que foram alfabetizados em comunicação com a televisão e os games. Enfim, a gente não consegue ter uma visibilidade pública, exatamente porque a gente tem uma linguagem muito quadradona, eu acho que é preciso tentar fazer uma comunicação científica de forma mais leve para poder atingir o público-alvo”.

Esta primeira etapa do wokshop, que durou cerca de 4 horas, foi voltada mais especificamente para a montagem de roteiro. Depois que a professora Simone Bortoliero apresentou o projeto, a doutoranda Márcia Rocha, explicou quais equipamentos são possíveis para se utilizar em um pequeno vídeo, ou seja, desde um celular até uma câmera mais profissional, isto vai depender dos recursos disponíveis. Em seguida, ela apresentou os formatos para pequenas produções, conceito de vídeo reportagem, as etapas de uma filmagem, dicas de roteiro e, por fim, um modelo de roteiro para televisão. Em seguida, foi a vez da mestranda Mariana Alcântara, em sua apresentação, ela enfatizou os cuidados que devem ser tomados durante as gravações, como se iniciar um texto (neste caso, deu-se o exemplo do lead, muito usado por jornalistas), dicas de programas de edição, enquadramento e ângulos de filmagem.

Na sequência, os presentes colocaram em prática o que foi aprendido em cima do projeto de pesquisa de cada um com a devida orientação. Esta parte foi para dar a base de construção de um roteiro, depois de corrigidos, haverá um aperfeiçoamento deste para que em novembro possam ocorrer as filmagens dos projetos. Mariana Alcântara espera que “o workshop tenha sido uma verdadeira oficina de roteiro. Que é possível reproduzir estas ideias como produto de seus próprios vídeos”.

É válido ressaltar que este é o primeiro workshop e, em 2012, pretende-se fazer mais workshops de maneira sistemática.

Veja vídeo apresentado durante workshop e que é um exemplo do trabalho realizado pela professora Simone Bortoliero com alunos do Ensino Médio.

*Estudante de Produção Cultural da Faculdade de Comunicação da Ufba – Facom

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